ESBOÇO 782 OS DOIS FUNDAMENTOS



ESBOÇO 782
TEMA: OS DOIS FUNDAMENTOS
TEXTO: MATEUS 7:24-27
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

No texto Jesus fala sobre os verdadeiros discípulos e a estabilidade da fé dos seus seguidores, pois uma fé sem fundamento não será aprovada pelo Senhor. Nesse mote quero destacar sobre o alicerce da vida e da fé, embora atribuímos que tudo o que existe no mundo teve um início (Gn 1:1; Sl 33:9), tudo foi construído sobre uma estrutura e muito sólida, o mundo e todo universo, a estrutura deles originou-se através da ordem divina expressa pela sua palavra. Os homens também constroem sobres seus próprios fundamentos e seus próprios caminhos e sobre eles constrói o edifício da vida, porém existem dois fundamentos sobre os quais ele constrói, “sobre a areia ou sobre a rocha”.

Tipos de fundamentos
Há vários tipos de fundamentos, o familiar, caráter, conhecimento profissional, base para estabilidade nas construções das nossas casas e edifícios, base para uma vida financeira, relacionamento, na área sentimental e espiritual, porém todo sucesso depende dessas bases, se elas forem bem sólidas há estabilidade e segurança. É a semelhança de um edifício construído sobre bases solidas, mas necessariamente todo edifício oscilam, mas não caem, no entanto na vida há grandes oscilações, mas se tem boa estrutura não racha e nem cai. Jesus apresentou o resultado desses dois fundamentos falando sobre a casa construída sobre a rocha e outra na areia (Mt 7: 24-27).

A casa desaba
Tudo o que se constrói sobre uma base fraca, um dia desaba. Umas casas construídas sobre a areia não suportam os vendavais e nem os transbordar dos rios, esses vendavais e os rios figuram as dificuldades que põem em risco tudo aquilo que construímos durante a vida, a ruina pode ser grande. O desabamento de algo que o indivíduo constrói na vida depende também da sua estrutura emocional, se o indivíduo não tiver uma boa estrutura ele pode perder até a própria vida (Casa sobre a areia cai).

A responsabilidade é pessoal
Tudo que o homem constrói é de sua inteira responsabilidade, porque se ele construir sobre a areia, recairá sobre os seus ombros os escombros (Pv 14:14). Aquilo que ele próprio construiu pode desabar sobre ele.

            Todos que se dispõe a servir a Deus deve estruturar o seu edifício espiritual na base sólida que é palavra de Deus, se construir o seu edifício sobre essa base jamais ele arruinará, pois é a única base que não há avaria. Em que alicerce está edificada a sua casa espiritual? Sobre a areia ou sobre a rocha? Se estiver sobre a rocha “Jesus Cristo” ela está firme, bastando apenas zelar pelo edifício espiritual que construíste sobre ele.

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Efésios 2:20-22

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto