ESBOÇO 783 SENTIMENTO DE CULPA



ESBOÇO 783
TEMA: SENTIMENTO DE CULPA
TEXTO: Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados com respeito a nosso irmão, pois vimos a angústia de sua alma, quando nos rogava, mas nós não atendemos; é por isso que vem sobre nós esta angústia GÊNESES 42:21; EXODO 9:21.

                Nada melhor do que uma consciência sem ofensa, o sentimento de culpa é um dos piores sentimentos que uma pessoa pode ter, principalmente quando você sabe que alguém fez algo errado por sua causa, ou você agiu grosseiramente contra alguém. Todo homem de bom senso sente quando comete algo contra alguém ou a ele próprio, pois temos alguns exemplos importantes de culpabilidade e arrependimento.

1. Conceito de culpa
a) A culpa é uma imputação que se realiza a alguém por uma conduta que criou uma determinada reação. https://pt.wikipedia.org/wiki/Culpa

b) Culpa - se refere à responsabilidade dada à pessoa por um ato que provocou prejuízo material, moral ou espiritual a si mesma ou a outrem. https://pt.wikipedia.org/wiki/Culpa

c) O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. https://pt.wikipedia.org/wiki/Culpa_(sentimento)

2. Elementos do verdadeiro arrependimento
a) A consciência (somos culpados);
b) Memória (vimos a angústia dele);
c) Razão (por isso estamos sofrendo).

O tempo não apaga o pecado e nem suaviza a consciência; o remorso é sinônimo, mas não arrependimento.

Existem muitas maneiras da pessoa demonstrar o sentimento de culpa por algum ato cometido, embora ela não se retrate, outros, porém reconhecem e se retratam através das consequências, como aconteceu com os irmãos de José, a fome os levaram ao Egito, eles jamais pensariam encontra-lo em uma posição tão elevada e nobre. Na vida tudo pode acontecer, o mal desejado a alguém pode se transformar em bem, desde que o ofendido se disponha a entregar-se nas mãos de Deus, pois somente ele reverte mudando situações.

José foi elevado a governador do Egito, não sabemos o que pode acontecer com aqueles que muitas vezes humilhamos. É importante saber que o Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. (I Sm 2:7,8). Por causa da tua ira e da tua indignação, pois tu me levantaste e me arremessaste (Sl 102:10). E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Is 2:12). E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado (Mt 23:12), finalmente (...Deus resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes” (Tg 4:6).

3. Sentimento de culpa
O pesar ou a angústia da culpa pairava sobre os irmãos de José, talvez entre eles pairavam a pergunta “porque fizemos aquilo com o nosso irmão?”, será que José está vivo ou morto? Ou aonde ele está? O que fizeram com ele? O tempo não espera por ninguém, ele passa, mas a mente manchada da culpa não apaga. Os irmãos de Jose reconheceram a culpa de tê-lo feito sofrer, pois a consciência intranquila não deixa o indivíduo dormir, os olhos da coruja não se fecham para dormir. Passados os anos e mediante as circunstâncias os irmãos de José relembram o que fizeram com ele (Gn 42:21). A lembrança do que eles fizeram estava fresquinha em suas mentes, como se o acontecimento tivesse sido a poucos dias diziam eles: - “pois vimos angústia da sua alma, quando nos rogava, mas nós não atendemos. Reviver momentos assim é terrível e dói muito mais do que no momento que eles praticaram o ato cruel com José. O sentimento de culpa acontece quando o indivíduo reconhece que errou, isso já é meio caminho andado para uma retratação, e se tiver oportunidade, e quando não tem mais, ai somente prestará contas diante de Deus.

                Nada é mais doloroso do que você se sentir culpado por algo ruim feito a alguém, mesmo que você tente esquecer não conseguirá, o pecado estará sempre em sua frente, como disse Davi o meu pecado estará sempre diante de mim, é a voz da consciência que não lhe abandona (Sl 51), maiormente quando age imprudentemente contra alguém. Deus nos guarde, sempre escute a voz da consciência, se ela não mais lhe adverte tenha cuidado! Refaça o caminho e veja aonde você errou e retrate-se, porque ainda a tempo de perdoar enquanto estão no caminho. “…Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta. Entra em acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho do tribunal, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, o juiz te entregue ao carcereiro, e te joguem na cadeia. … " Mt 23-25. Assim vos fará também o meu pai celeste, se de coração perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas (Mt 18:35).

Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto