ESBOÇO 785 A SANTIDADE



ESBOÇO 785
TEMA: A SANTIDADE
TEXTO: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:15,16

                A santidade é enfatizada na bíblia sagrada, é uma exigência divina para que o homem seja santo (Lv 11:14). É através da santidade que Deus age no meio do seu povo, essa exigência era diretamente aos israelitas “seu povo, sua propriedade exclusiva”, e estendida a todos os povos. Essencialmente precisamos entender o que significa ter uma vida de santidade, e como ela deve ser, levemos em consideração que o extremismo é danoso, principalmente quando se trata de religiosidade.

I. Significado
Santidade, qualidade ou virtude de santo; estado de santificação; virtude, pureza, religiosidade. Essa é uma das características daqueles que se dispõe a ter uma vida devocional com Deus.

II. Perseguidos por serem santos
A vida de santidade incomoda os que vivem na prática do pecado, “De fato, todas as pessoas que almejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidas (2 Tm 3:12). É verdade que quem deseja ter uma vida de devota e de separação do pecado serão odiados por muitos, por isso Jesus disse: o mundo vos odeia (Jo 15:18,19), outras citações importantes, odiados por amar a Deus (Is 65:5; Mt 10:22; 24:9; Jo 7:7).

III. Quais as diferenças entre os santificados e os que não se santificados?
As pessoas são iguais, elas trabalham, estudam, se divertem, casam-se, dão em casamento etc. As pessoas que se santificam para Deus também fazem as mesmas coisas, porém há diferença é a não conformação com o mundo pecaminoso e a separação do pecado (Rm 12:2). A atitude de separar-se do pecado deve ser espontânea, pois a santidade não nos impede de vivermos socialmente, na santidade os cristãos agem com decência e de maneira sóbria, ou seja, aquele que por bom senso não se envolve com a vida pecaminosa. Jesus disse aos seus discípulos que eles estavam no mundo, mas não eram do mundo (Jo 15:5,19).

IV. A santidade controlada
Vejamos o que diz a Bíblia, “Nesta vida vazia e sem sentido eu já vi de tudo: um justo que morreu jovem por causa da verdade, e um ímpio que desfrutou de vida longa apesar da sua malignidade! Não sejas absolutamente justo e nem exageradamente sábio; afinal, por que deverias destruir a ti mesmo e morrer tão cedo? Entretanto, não sejas mau demais, nem insensato demais; por que apressarias o dia da tua morte?…”  (Ec 7:15-17). Todos nós podemos abreviar ou alongar a nossa vida, mas depende de como será o nosso estilo de vida.

Na vida do justo há justiça, e caso haja algum intento mau deve ser banido do seu coração, esse foi o desejo de Davi (Sl 51:6,7). O excesso de santidade é um desastre, e muitos tem entrado por esse caminho.

V. Até aonde deve ir à santidade de um indivíduo?
A santidade de um cristão não deve exceder o seu limite, ela é consciente e limita-se entre a santidade consciente controlada e o fanatismo, este último “fanatismo” é condenado pelas escrituras, conforme Paulo tudo deve ser “com ordem e decência” (I Co 14:40). A santidade em demasia transforma-se em intolerância religiosa, isso é muito rui, pois há muitos acontecimentos no mundo por essa causa. O que identifica uma vida de santidade não é a aparência, as vestes, nem o penteado dos cabelos e etc. A santidade começa de dentro para fora, e não de fora para dentro, pois ela é o resultado da obra regeneradora do Espirito Santo na pessoa, e há restrições segundo Paulo “Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez, para que todos sejam orientados e encorajados. O espírito dos profetas está sujeito ao controle dos próprios profetas. Porquanto Deus não é Deus de desordem, mas sim de paz. Como em todas as assembleias dos santos, …” (I Co 14:31-33)

A cristão que procura ter uma vida de santidade não deve se ufanar ou se exibir a sua santidade como uma bandeira, também não folga com a injustiça, o cristão deve compreender as suas limitações e falibilidade, e também ter a consciência que a santificação é individual e que cada um dará conta de si mesma a Deus (Rm 14:12). A santidade exige sobriedade, pois ela é progressiva e saudável levando em consideração a desigualdade, agir com humildade e ajudar aos outros a darem passos em direção a santidade, os que julgamos ser menos santo podemos estar equivocados, ele pode diante de Deus ser mais santo que nós, a ninguém julgueis pela aparência (Jo 7:24). É imprescindível ter uma vida santa, pois sem ela é impossível agradar a Deus (Hb 12:14).

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto