ESBOÇO 786 A ARROGÂNCIA HUMANA



ESBOÇO 786
TEMA: A ARROGÂNCIA HUMANA
TEXTO: “Havendo-se, porém, fortificado exaltou-se o seu coração até se corromper...” (2 Cr 26:16).

                Todo ser humano tem oportunidades debaixo do sol para desenvolver as suas potencialidades, isso é o normal da vida para todo indivíduo, mas é importante saber que há limitas para todo propósito, e em caso de serem violados o próprio indivíduo responderá pelas consequências.

Significado de arrogância
1. Ato ou efeito de arrogar (-se), de atribuir a si direito, poder ou privilégio.
2. Qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social. Intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez.
3. Atitude desrespeitosa e ofensiva em atos ou palavras; insolência, atrevimento, ousadia. Busca internet.

A arrogância começa quando o ego do indivíduo é massageado, no entanto, para que se torne um arrogante depende do seu estado emocional, como ele age mediante os elogios que recebe, embora existam pessoas que não alteram o seu comportamento mediante os elogios, mesmo chegando ao topo da fama.

Os pequenos começos
Todo que o indivíduo começa a realizar, seja um empreendimento ou qualquer outra coisa é simples, e sem muitas possibilidades, esse ponto de partida jamais deve ser esquecido, ele é a base que lhe conduziu ao topo. Tudo o que existe teve um começo, e geralmente eles não foram grandes, as vezes coisas minúsculas diante da grandeza que existe hoje. Eu ouvi uma entrevista com um ex-vice-presidente da republica da época José de Alencar, ele contou como foi o começo da sua vida como empresário, os sofrimentos e as poucas posses e a luta para conseguir crescer na vida, essa entrevista me chamou a atenção e eu nunca esqueci, lembro bem das suas palavras naquela noite. Quando esquecemos desse alicerce podemos entrar pelo caminho da vaidade e o egoísmo tomar lugar em nossos corações, por isso tenha em mente sempre as suas raízes, ou seja, de onde você veio e aonde você chegou, sem esquecer que muitas pessoas, e não poucas que contribuíram para o seu sucesso, sozinho não chegarias em lugar algum.

Começando bem
Falamos da plataforma sobre a qual o indivíduo constrói o seu empreendimento, ou a sua história, ela deve ser sólida o suficiente para suportar o peso do que será construído. Muitas vezes a base é boa, mas ela em si não é o suficiente se você usa material de má qualidade na construção do edifício. Levemos em consideração a história do rei Uzias, ele foi rei de Judá, entre 792 e 740 a.C. Ele foi o sucessor de seu pai Amazias no trono do reino do sul, durante muito tempo ele viveu sob a proteção espiritual de um homem de visão e revelações de Deus, o sacerdote Zacarias, esse foi um bom começo e tinha tudo para prosperar, ele fez o que era reto ao olhos do Senhor e Deus o fez prosperar (2 Cr 26:4,5).

Terminando mal
A elevação do nome, ego massageado, a fama pode tornar o indivíduo um orgulhoso, dependendo do estado de espírito, ou seu estado emocional como falei anteriormente. Uzias se tornou forte até se elevar o seu coração, daí para frente ele começo a tomar caminhos diferente, esqueceu do seu princípio, Salomão a elevação do coração precede a queda (Pv 16:12,18;), assim como a humildade precede a honra (Pv 15:33). Uzias perdeu a noção do que aprendeu nos dias de Zacarias, dispensando os sacerdotes e toda proteção espiritual para queimar incenso (2 Cr 26:16-21). Esse é o resultado dos que se exaltam os seus próprios caminhos, a lepra foi a marca registrada da desobediência a Deus.

                Amados, tenhamos cuidado com a altivez de espirito, não esqueça! Qualquer tipo de arrogância tem as suas consequências. Considere as suas raízes, ou seja, de onde você veio, tenha os pés no chão, considerando que o orgulho precede a ruina e a altivez de espirito a queda. Todo arrogante tem o dia da sua prestação de conta.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto