ESBOÇO 793 A CONFIANÇA EM DEUS



ESBOÇO 793
TEMA: A CONFIANÇA EM DEUS
TEXTO: O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. Salmos 27:1-3

                Todo ser humano é dotado de sentimentos, ele sente prazer, alegria, tristeza, dor, coragem e medo, amor, saudade, entre outros, esses sentimentos são ativados conforme as circunstâncias, e cada uma dessas reações são percebíveis nas fisionomias das pessoas, nas atitudes, relacionamentos e comportamentos. Nesse assunto é impossível não falar sobre como sentimento humano reage em determinadas circunstâncias.

1. Sentimentos
Sentimentos está ligado as emoções e anseios, cada tipo tem reações que lhes são peculiares, o riso não é igual a tristeza, o medo não é igual a coragem, cada uma delas entra em ação conforme a estrutura do indivíduo e seu estado emocional. As pessoas podem controlar as próprias emoções, porém quando existem problemas com o seu estado de humor, há ocasiões que essas pessoas são mal compreendidas, por exemplo: existem indivíduos que dão risadas diante de um funeral, outras quando recebe uma notícia ruim dar gargalhadas, quando na verdade em um ambiente totalmente inverso, ou seja, de tristeza e dor, mas existem outros choram e sentem-se abalados, cada um age conforme o seu estado de humor.

2. O medo
“Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo.O medo surge após uma avaliação feita pelo indivíduo de maneira rápida, onde ele se certifica se há vantagens ou desvantagens em determinada ação, a intuição humana sinaliza antes de qualquer ação. Eu vejo o medo não como sinônimo de covardia, mas defesa, eu creio que exista algo sobrenatural que nos dá o sinal de desvantagem, por exemplo um pressentimento de algo ruim que irá acontecer, como também um pressentimento que algo bom aconteça. Quem nunca ouviu algo falar a sua mente “não faça” ou “faça”, isso ocorre com qualquer pessoa independentemente da sua crença e religiosidade, os cristãos atribui ser a algo divino. Quando somos alertados ou percebemos que estamos em zona de perigo devemos tomar todo cuidado, essa voz íntima não faça, não vá, nos advertindo é sinal de atenção, o medo faz o homem recuar nos momentos em que a sua própria vida está por um fio (intuição humana). “Em psicologia, intuição é um processo pelo qual os humanos passam, às vezes e involuntariamente, para chegar a uma conclusão sobre algo. Na intuição, o raciocínio que se usa para chegar a conclusão é puramente inconsciente, fato que faz muitos acreditarem que a intuição é um processo paranormal ou divino. Seu funcionamento e até mesmo sua existência são um enigma para a ciência. Apesar de já existirem muitas teorias sobre o assunto, nenhuma é dada ainda como definitiva. A intuição leva o sujeito a acreditar com determinação que algo poderá acontecer.” Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

3. A confiança
A confiança ou fé em alguém que está em condição superior, o filho confia no pai que tem, à beira de uma piscina presenciei uma criança pular sobre os braços do pai sem nenhum receio de morrer por uma simples razão, a confiança no pai que tem. Davi sabia o Deus que tinha, por isso em várias ocasiões ele demonstrou essa confiança de não ter medo (Sl 18:29; Sl 23: 4; 27:3), a sua confiança em Deus estava acima de tudo (Sl 46:2).

A confiança do crente em Deus vai muito mais além do que uma simples confiança, ela ultrapassa fronteiras, é sobrenatural, sem ela jamais atravessará as barreiras das dificuldades, a fé remove montanhas (Mt 17:20). Quando lemos o livro de Jó inspiramos ainda mais a nossa confiança em Deus, a confiança de Jó admitia que a justiça divina seria feita sobre ele “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta” (Jó 14:7-9).

A nossa esperança é alimentada através da fé, ela é o firme fundamento e a certeza das coisas que não se veem (Hb 11:1), devemos pedir a Deus que aumente a nossa fé, porque cada vez mais aumentada a esperança será maior. Para que se mantenha a fé em ação é preciso inteirar-se da certeza de Deus. Quando isso acontece estamos certos que nenhum temor superará a nossa certeza de vitória. “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp 4:13).

Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto