ESBOÇO 794 INVERSÃO DOS VALORES

ESBOÇO 794
TEMA: INVERSÃO DOS VALORES
TEXTO: “Ai daqueles que ao mal chamam bem, e ao bem, mal, que mudam as trevas em luz e a luz em trevas, que tornam doce o que é amargo, e amargo o que é doce!Isaías 5:20

                Valores importantes da vida estão sendo desprezados em todo mundo, e em todas as classes da sociedade. Muitas autoridades estudam meios que possam amenizar fazendo com que a sociedade reveja seus valores que foram deixados pelo meio do caminho, mas pelo que estamos vendo está muito longe de se alcançar esse objetivo. A realidade é bem pior do que pensamos, a inversão dos valores, isso veremos no decorrer desse breve comentário.

A que se atribui a inversão?
Com o aumento do pecado e o distanciamento e abandono de Deus, o homem perdeu-se no meio do caminho, e ao mesmo modo os valores que são fundamentais para a valorização do próprio indivíduo. Essa inversão de valores tem um preço muito alto a pagar, sejam indivíduos, grupos sociais e nações, pois as violações as leis de Deus trazem implicações que resultam em sofrimentos amargos para todos, grandes e pequenos, finalmente todos são afetados (Dt 28:1-9), no texto é enfatizado a responsabilidade dos israelitas em obedecer a Jeová, ele havia o libertado do Egito para torná-lo o seu povo e guia-lo a terra prometida.

As condições impostas por Deus
Deus prometeu a abençoar o seu povo com todas as sortes de benção materiais e espirituais, mas sob uma condição para que recebesse essas bênçãos “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar! Também a tua descendência seria como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos; o seu nome nunca seria cortado nem destruído de diante de mim.” (Is 48:17-19). Se cumprida as condições impostas por Deus as bênçãos divinas viriam sobre eles todos os dias da sua vida (Sl 23:6), assim eles seriam abençoados em todas as éreas da vida (Dt 28:3-13), além do Senhor lhes garantir vitórias sobre seus inimigos e grandes celeiros cheios de viveres (Dt 28:7,8).

As consequências da inversão e perda de valores
Assim como a observação das leis divinas traz bênçãos, a desobediência resulta sofrimentos em todos aspectos da vida (Dt 28:15-68). Atualmente vivenciamos as consequências dessa inversão de valores em todo mundo, o que mais avança é a degradação moral, destruição da família habitual, a intolerância, a falta de amor, o desrespeito e a banalização à vida, com essas coisas conclui-se que os homens perderam os seus limites e dificilmente reencontrarão, o mundo vai de mal a pior, os sofrimentos, as angústias tomam conta das pessoas em todo mundo, que está se tornando pequeno, as pessoas correm de um lado para outro em desespero em busca de refúgio, é o que estamos vendo em alguns continentes. Precisamos rever os valores, enquanto não for feito isso não encontraremos paz, pelo que mais clamamos atualmente.

Reavendo os valores perdidos
Rever valores exige esforços e muito trabalho, desejo fazer uma referência aos esforços realizado por uma mulher a procura de uma dracma que havia perdido, embora Jesus não estava se referindo a o que quero abordar aqui “Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?” (Lucas 15.8), foram grandes os esforços empregados pela mulher que perdeu a dracma, muitas vezes perdemos valores e queremos procurar em outro lugar, a mulher perdeu a dracma dentro da sua própria casa, e teve que acender a sua candeia para procurar, portanto é necessário acender a luz do entendimento e encontrar os valores familiares, os valores morais e os valores à vida para, se cada indivíduo fizer a sua parte, sem dúvidas teremos um mundo melhor.

                A busca e a reaproximação das leis divinas é querer reaver os valores, morais e espirituais deixados para trás, todos os homens devem se empenhar nessa busca, se o mundo continuar da maneira que está a destruição será imprevisível, porque o homem viola as leis divinas, e da natureza que responde a agressão sofrida do próprio homem. Amados, só há uma maneira de reverter esse quadro, E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.2 Crônicas 7:14. Mesmo que você não acredite em Deus, e nem nos seus mandamentos, contudo você precisa rever os seus valores, e mudar amando a família, o próximo e valorizar a vida.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto