ESBOÇO 798 MEDINDO E SENDO MEDIDO

ESBOÇO 798
TEMA: MEDINDO E SENDO MEDIDO
TEXTO: Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgares sereis julgados, e com a medida com que tiveres medido vos hão de medir a vós. MATEUS 7:1-6

            Vivemos no mundo de ponderações, é com muita naturalidade que as pessoas julgam as outras até sem perceberem, e até por um mal hábito. Há quem diga que da língua do povo ninguém escapa, é uma verdade, uns lhes julgam pelo que você faz de ruim, e outros lhes julgam pelas coisas boas que você realiza, no entanto aquele que julga também será julgado e muitas vezes com maior peso (Lc 6:38).

A lei da semeadura
Ela é infalível, dela ninguém escapa, tudo o que semeamos temos a certeza que colheremos “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7), mas não esqueça! Semear é opcional, mas colher é obrigatório. As sementes que plantarmos hoje certamente colheremos seus frutos, sejam bons ou ruins.

Julgamento e condenação
Não somente julgamos as pessoas, mas também as condenamos, sem necessariamente fazer uma delação premiada, e muitas vezes precipitadamente o que é condenado “Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá as claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece.” (2 Co 4:1,2). Essa sentença não é humana, ela não é passageira, ela é divina “Com a medida com que medirdes os outros também os outros vos medirão.

Julgamos as pessoas por aquilo que falamos delas, há indivíduos que tem esse hábito, fala mal denigre e condena sem primeiro olharem para dentro de si. Quem já leu a respeito dos escribas e fariseus quando trouxeram uma mulher apanhada em ato de adultério para ser condenada por Cristo, pois bem eles somente só se deram conta da realidade do seu estado de pecado quando Jesus disse-lhes:  Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.” (Jo 8:7). Aquilo que fazemos reflete em nós mesmos, é como se tivesse diante de um espelho, na realidade queremos tirar o argueiro do olho do irmão quando existe uma grande trave diante dos nossos olhos (Mt 7:1-5). Olha só o que disse Paulo aos romanos; “Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?” (Rm 2:1-3).

As recomendações
A prudência é uma das virtudes que todos deviam possuir, Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tg 4:19). Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. (Tg 4:26). Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem? (Tg 4:11,12).

            Queridos irmãos, devemos ter muito cuidado para não julgarmos e condenarmos os nossos irmãos ou a qualquer pessoa de maneira desmedidamente e irresponsável, atualmente é muito fácil falar mal de alguém nas redes sociais de maneira covarde, quando as pessoas não podem se defender, até por questões de ser descente e ético. Não devemos compartilhar mensagens indiretas ou que venham ferir a sensibilidade alheia. Irmãos não permitam serem enganados ou induzidos ao erro, devemos ter muito cuidado quando nos referirmos a pessoas, elas têm sentimentos tanto quanto você. Cuidado! Enquanto você mede as outras pessoas, outras estão medindo você, porque a medida com que medirdes vos medirão também.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto