ESBOÇO 799 A INTEGRIDADE NÃO TEM PREÇO.

ESBOÇO 799
TEMA: A INTEGRIDADE NÃO TEM PREÇO.
TEXTO: 2 REIS 5:15-16

Na Bíblia Sagrada há exemplos para toda as finalidades, entretanto nesse assunto desejo tomar como exemplo a integridade dos profetas Samuel e Elizeu. Estes foram homens íntegros e de belos exemplos de vida, tanto Samuel quanto Elizeu não tiveram interesse em suborno e presentes. O profeta Elizeu recusou receber recompensas por um milagre feito a um homem. (A integridade de um indivíduo não tem preço). Ressaltarei nesse mote também o péssimo exemplo, a falta de integridade de Geazi servo de Elizeu.

Integridade:
Qualidade de alguém que tem uma conduta reta, digna de honra, ética, intato, ileso, inatacável, ireprovável e inatingível. Existem pessoas com essas características, elas são vistas pelas pessoas, elas são expostas de maneira bem natural. Quero destacar nesse mote dois personagens da Bíblia que tiveram esses atributos, entre eles os profetas Samuel e Elizeu.

O profeta Samuel – Este servo de Deus e profeta demonstrou a sua integridade através da sua conduta no meio de Israel, o seu exemplo foi testemunhado por uma multidão no dia da transição de cargo quando Saul foi aclamado a rei de Israel (I Sm 12:1-5). Leiamos com atenção da declaração pública de Samuel, o seu exemplo de vida fora confirmado pelo próprio povo (I Sm 12:4), o texto merece apreço e destaca bem a postura de um profeta, homem de Deus.

O profeta Elizeu
O general do exército Sírio buscou o homem de Deus a fim de uma cura para a sua lepra, Elizeu manda que Naamã o general mergulhe sete vezes no rio Jordão, inicialmente ele não aceitou de bom grado porque o rio não era limpo para ele mergulhar, esse foi um teste de fé, muitas vezes queremos receber algo sem pagar preço, não podemos esquecer que a nossa fé e provada como se prova o ouro (Pv 17:3; I Pe 1:7; "Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação." (Eclesiástico 2:5 texto apócrifo), a prova da fé de Naamã era dar os sete mergulhos no rio de águas turvas e escuras. Queridos nesse mote eu não quero me referir ao episódio dos sete mergulhos de Naamã, mas algo que levou a Elizeu viver a integridade, quando algo estava sendo oferecido a Elizeu pela cura do general (2 Rs 5:15).

Elizeu recusa presentes
As pessoas beneficiadas nalguma coisa, normalmente tenta recompensar ao que lhe fez o benefício, da mesma maneira elas desejam fazer quando recebe algo concernentes as coisas espirituais, no entanto isso pode acontecer com aquelas que não conheçam os mistérios de Deus. Naamã ofereceu recompensas a Elizeu pela cura, e este recusou receber (2 Rs 5:16,17). O verdadeiro servo de Deus é desprovido de qualquer ambição, embora haja indivíduos que se corrompam até por um pedaço de pão (Pv 28:11). Não devemos receber recompensa por algo que realizamos da parte de Deus, Elizeu não permitiria que a sua integridade fosse manchada com presentes, embora existam pessoas que se vendem ou negociam a sua integridade, e a fé por qualquer coisa.

Geazi péssimo exemplo
Geazi era um servo de Elizeu, ele era inseguro, interesseiro e parece não ter aprendido com seu mestre “basta ao discipulo ser igual ao seu mestre” (Mt 10:25), fato interessante aconteceu na casa da Sulamita, ele viu logo que o marido dela era velho para gerar filhos, esperto, e de pouca visão espiritual (2 Rs 6:12). Geazi ao ver que Elizeu recusou a receber os presentes correu atrás de Naamã em busca dos presentes recusados por Elizeu e receber em seu lugar (2 Rs 5:20-21), Geazi correu atrás dos presentes sem saber o que aconteceria, veja o que a bíblia (Pv 20:21; Hc 1:5-11).

                A integridade é algo que vale mais que dinheiro, e não pode ser manchada por ofertas ou presentes, sejam elas grandes ou pequenas, o exemplo de vida de Elizeu era reconhecido como homem de Deus (2 Rs 4:9). Mantenha a sua integridade em todos os aspectos da vida, se assim não for as consequências não são boas, Geazi recebeu presentes e mentiu tentando enganar o profeta do Senhor, mas Elizeu era um homem de visão e o Espirito do Senhor estava sobre ele e descobriu a mentira de Geazi perguntando-lhe: que houve Geazi? Respondeu Geazi, o teu servo não foi a lugar algum “mentiu” não tente enganar o profeta porque pode o preço ser alto demais (2 Rs 5:23-27), Geazi amargou a falta da sua lealdade e integridade, ele foi castigado com a lepra de Naamã. (A sua integridade não tem preço).


Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto