ESBOÇO 801 DOMÍNIO PRÓPRIO

ESBOÇO 801
TEMA: DOMINIO PRÓPRIO
TEXTO: "Portanto, não permitais que o pecado domine vosso corpo mortal, forçando-vos a obedecerdes às suas vontades" (Rm 6.12).

            Todo homem necessita controlar os seus impulsos, a Bíblia nos adverte controla-los, para que o pecado não tenha domínio sobre nós. Domínio próprio é um fruto do Espírito, ele se desenvolve quando estreitamos o nosso relacionamento com Deus (Gl 5:22-23), contra o fruto Espírito não há lei, assim aquele que tem domínio próprio o pecado não o dominará (Rm 6:14). O ser humano é aconselhado por Deus antes de dar à luz o pecado. Caim foi advertido para não pecar “Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo (Gn 4:7).

As consequências do pecado
O homem que pecar contra Deus violentará a sua própria alma (Pv 8:36), quando o indivíduo peca assume toda a responsabilidade das consequências do seu pecado. O homem é tentado pela sua própria concupiscência que o atrai e o alicia para pecar (Tg 1:14), a maior consequência do pecado é a morte, ou seja, como está escrito, o pecado gera a morte (Tg 1:15). Dominar os nossos desejos não é fácil, porém não impossível, devemos reconhecer que o homem tem a sua natureza pecaminosa, mas Cristo nos libertou da escravidão do pecado que não domínio sobre nós, mas vejam o que Paulo disse quando escreveu aos romanos no capitulo 7 aos romanos “Miserável home que sou” será que depois de salvo ele continuaria sendo um miserável?

Questionamentos
a) Paulo se referia a sua situação naquele momento como cristão?
b) Ele também se referia a todos os cristãos mesmo após a morte de Cristo?
c) Paulo entrou em contradição em relação ao capitulo 6, 7,8?
d) A que ele se referia?

Entendo que Paulo não se referia ao seu estado naquele momento, mas expressou a sua fala em relação a situação do homem caído por causa de Adão, quando o pecado expôs todos os homens a uma situação degradante, ninguém escapou “todos pecaram” (Rm 3:10,11,23; 5:12). No capítulo 7 Paulo relata a sua condição em relação ao pecado de Adão dizendo: “miserável homem que sou” o pecado transformou o homem em “escravo”, mas, segundo ele o crente salvo por Cristo, o pecado não mais teria domínio sobre ele (Rm 6:14), porque os cristãos não estavam mais sob o jugo da lei, em Cristo eles foram absolvidos e justificados como ele falou em (Rm 3:24), leiam também o capitulo 8 aos romanos sobre a justificação.

Segundo Paulo as opressões do inimigo para causar-nos sofrimentos são inevitáveis, principalmente em relação a batalha interior contra o pecado “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl 5:17), nesse momento cumpre dominá-lo, ou seja, ter domínio próprio.

Os desejos da carne não podem serem satisfeitos, antes devemos dominá-los, não podemos nos entregar aos prazeres da carne visto que eles somente trazem problemas, afetando tanto o cotidiano que o espiritual, por isso devemos dominá-lo “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar” (Gn 4:7). Irmãos, não deixeis que o pecado lhe domine.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto