ESBOÇO 805 PALAVRAS DITAS FORA DE TEMPO

ESBOÇO 805
TEMA: PALAVRAS DITAS FORA DE TEMPO
TEXTO: “Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia; Se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça. O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo.” (Jó 8:5-7).

                Existem verdades que não devem ser ditas fora do tempo, e de qualquer modo, embora elas possam ser tidas como boas. Há uma verdade que se atribui a Salomão, que há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec 3:1), entre elas estão; o tempo de falar e o tempo de ficar calado (Nem tudo que penso posso dizer, falar tudo o que penso não é o ideal, levemos em consideração duas coisas que são essenciais, o tempo e o modo como se diz o que pensa).

O bom senso
A sabedoria, ela é um dos requisitos indispensável para o homem em todos os aspectos da vida, Salomão preferiu pedir a Deus em sua em sua oração sabedoria ao invés de pedir outras coisas. O ponto de partida para ter sucesso é a sabedoria, Salomão se tornou o rei mais sábio, de tal maneira que não houve outro depois dele (I Rs 20:23). O apóstolo Tiago recomenda: quem tem falta de sabedoria peça a Deus que ele dá liberalmente e não lança em rosto (Tg 1:5). A sabedoria nos faz entender os modos de falar e agir em determinado momento e tempo.

Palavra dita ao seu tempo
Uma palavra dita ao seu tempo é como água fresca para os que estão cansados “O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. ele desperta-me as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem” (Is 50:4). As palavras quando ditas fora do tempo não causam efeitos como as ditam em seu tempo, ou seja, na hora certa, no entanto todos nós temos a liberdade de expressar o que sentimos, mas é preciso fazer uma ponderação se as nossas palavras trarão algo positivo ou não, porque não sabemos como elas serão interpretadas.

Conflitos na comunicação
Cada pessoa tem à sua maneira de pensar, falar e agir, isso dificulta e muito o relacionamento entre ela e outras pessoas, pois não sabemos como elas nos interpretam quando nos ouvem, as nossas palavras podem desagradar a uns, e agradar a outros. Na comunicação entendemos que existem muitas maneiras de se dizer uma mesma coisa, elas podem ser expressas de maneira diretas e fortes, como também de maneira suave, ou que cause menos impactos, as palavras têm poder e ação, basta uma palavra mal compreendida para incendiar um bosque (Tg 3:5), retificar e justificar uma palavra dita fora do momento é uma das tarefas mais difíceis, e dá muito trabalho para reverter à situação. Devemos ter cuidado com o que fala perante as outras pessoas.

As vezes tornam-se amargo ao nosso paladar quando ouvimos palavras que aos olhos de outras pessoas parecem boas, pois elas muitas vezes agridem o nosso íntimo ou a nossa alma, imaginemos como Jó recebeu as palavras dos seus “amigos” não sabemos se eles vieram chorar com ele ou acusa-lo. As palavras deles também exaltavam a Deus e que o homem precisava evitar o pecado para ser feliz, no entanto cada palavra dos seus amigos aumentava ainda mais a sua dor, era como se uma carga maior colocassem sobre os ombros de Jó, de fato eram palavras injustas, elas tornavam mais amarga a situação de Jó, as palavras eram dirigidas a pessoa errada, ainda hoje acontece as mesmas coisas, as vezes temos que amargar palavras injustas sem que tenhamos oportunidade para nos defender, as palavras daqueles supostos amigos de Jó eram como espada que transpassava o seu coração. Para eles os sofrimentos não eram outra coisa a não ser os castigos divinos por ele ter abandonado a Deus (Jó 8:5-7). Há um Deus que julga as nossas palavras e ações, e a medida com que medirmos nos medirão também (Mt 7:1-2). Muitas vezes as nossas palavras não doem em nós quanto doem naqueles que nos dirigimos com palavras que os magoam, no entanto, um dia prestaremos contas a Deus. Irmãos tenham cuidado com as suas palavras, pois quando são ditas fora do tempo podem causar sofrimentos a nós mesmos e aos outros.

Pr. Elis Clementino


Nenhum comentário:

Foto