ESBOÇO 806 AS DUAS FACES DA LÍNGUA

ESBOÇO 806
TEMA: AS DUAS FACES DA LÍNGUA
TEXTO: TIAGO 3:9-10

            A língua é um dos membros do corpo humano a ser domada, essa é uma realidade que precisa ser difundida a todo o momento por ser ela difícil de ser contida. O apóstolo Tiago em sua carta apresenta a necessidade de controlar a língua, por ser um pequeno membro que se gloria das grandes coisas.

Não ser mestres
Ninguém anseie serem mestres, pois a ansiedade de ser trás consigo uma grande responsabilidade, no entanto o mestre terá um julgamento mais severo, se abusar desse dom é algo muito perigoso, isso envolve diretamente o uso da língua. Na igreja cristã havia líderes responsáveis pelo ensino “se alguém não erra naquilo que diz, é um homem perfeito” o uso da língua no ensinamento requer responsabilidade. Esse texto aplica-se a todo crente, quer sejam mestres ou não, todos deverão usar as suas palavras com responsabilidade, por isso Tiago enfatiza o controle da língua.

Controle da língua
Tiago apresenta meios pelos quais se mantém o controle da língua, nos cavalos usa-se um método para freiá-lo “rédeas com uma peça de ferro que atravessa a boca dos cavalos”; nas embarcações usam-se o leme para governá-las. A língua precisa ser controlada, pois além dela se gloriar das grandes coisas ainda é capaz de incendiar um bosque, não podemos perder o controle da língua (Tg 3:3-6). Tiago alude aqui que a natureza, os animais, as bestas feras é domada pelo homem e porque ele não pode controlar a sua língua se ela é destrutível e cheia de veneno mortal (Tg 3:7-8).

As duas faces da língua
A língua é como uma espada de dois gumes, onde os dois lados são cortantes, veja quanto é perigosa lidar com ela, você pode ser atingido pela própria língua, com ela estamos no culto bendizendo a Deus, ou ensinando como mestre e quando sai dali começam amaldiçoar os homens, feitos a semelhança de Deus. Muitos saem do culto já falando da vida dos outros, com a mesma língua procede à bênção e a maldição, não são duas coisas saindo de uma mesma fonte? (Tg 3:9). 

            Devemos ter cuidado, visto que tropeçar no sentido moral é errar em muitas coisas, às vezes proferimos ofensas as pessoas com as nossas palavras, no entanto parece não percebermos, precisamos ter uma consciência apurada, sensível capaz de identificar se as nossas atitudes estão certas ou erradas. Do crente não pode sair coisas boas e ruins ao mesmo tempo, benção e maldição, como pode sair de uma mesma fonte água doce e salgada? O homem pode ter controle sobre os demais aspectos de sua vida, e, no entanto, em muitas vezes ser apanhado em pecados da língua,  “Desvia de ti a perversidade da boca; afasta de ti a corrupção dos lábios” (Pv 4:24; Mt 12:35; 15:18; Lc 6:45); Cuidado! O pecado da língua está entre as seis coisas que Deus odeia, sete que a sua alma abomina (Pv 6:16-19), é bom ler.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto