ESBOÇO 808 DOIS GRANDES PEDIDOS

ESBOÇO 808
TEMA: DOIS GRANDES PEDIDOS
TEXTO: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Salmo 51:10

                A falibilidade humana conduz o indivíduo a sentir a necessidade de rever alguns conceitos, valores, e assim poder realizar mudanças. Os erros certamente acontecem, assim como os acertos, mas há algo que consideramos importante, todos têm a oportunidade reparar alguns dos seus erros e aprimorar seus acertos. Quando paramos para refletir onde erramos é porque experimentamos as implicações dos erros. Davi experimentou essa realidade, e sentiu a dor do pecado cometido perante Deus e o próximo, ele se dirigi ao Senhor com dois pedidos fundamentais para uma mudança, (1) cria em mim um coração puro; (2) renova em mim um espírito reto.

I. Reconhecimento e arrependimento
1. Você nunca buscará o perdão divino sem que primeiro reconheça o seu pecado, o primeiro pedido de Davi foi o de misericórdia. “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.” Sl 51:1); “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim” (Lm 3:22,23). Davi preferiu cair nas mãos misericordiosas de Deus do que em qualquer outra.

2. O arrependimento
É um pesar, lamento por algo de ruim cometido, a compunção, contrição, como também a negação de algo feito no passado, é o peso da consciência requerendo mudanças, a qual não acontecerá sem o arrependimento. Davi não iria pedir a misericórdia divina e perdão sem que a sua própria consciência apresentasse o seu pecado, pois ele sabia que para Deus o maior sacrifício era um coração quebrantado “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Sl 51:17).

3. A confissão de Davi
A confissão é o caminho para receber o perdão divino, é o ponto de partida para um recomeço e a prática da justiça divina, Davi confessa seus pecado e pede purificação “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades” (Sl 51:1-9). “Quem confessa e deixa alcança misericórdia” (Pv 28:13b).

4. O pedido de renovação
Renovar é preciso, todas as vezes que nos aproximarmos de Deus devemos pedir renovo espiritual. Depois de confessamos os nossos pecados seremos absolvidos da culpa, e recomeçar com um coração puro “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” Quem experimenta a comunhão divina jamais quer perdê-la, apesar de Davi sofrer o grande acidente espiritual ele não queria perder definitivamente a comunhão divina, suponho que ao pecar ele perdeu a sua alegria e comunhão com o Senhor, e pede o retorno do que havia perdido “Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. A sua amarga experiência acendeu o desejo de ensinar aos outros, Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

5. Pedido de livramento
Davi pede a Deus que lhe dê livramento, pelas experiências que tinha ele sabia que a maior proteção é a divina, além de pedir a Deus que o livrasse dos crimes de sangue Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. “Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar” (Sl 51:10-19).

                Após pecarmos contra o Senhor devemos percorrer o mesmo caminho de Davi quando pecou contra o Senhor, reconhecer, confessar, pedir purificação e renovação espiritual é o ponto de partida para reaver a comunhão com Deus. Infelizmente muitas pessoas cristãs não pensam assim, pecam voluntariamente e continuam resistindo como se nada tivesse acontecido, as misericórdias de Deus são grandes assim como a sua justiça, Deus não se deixa enganar aquilo que o homem semear isso ele colherá.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto