ESBOÇO 813 SUJEITANDO-SE A DEUS

ESBOÇO 813
TEMA: SUJEITANDO-SE A DEUS
TEXTO: Sujeitai-vos a Deus, resisti ao Diabo e ele fugirá de vós - TIAGO 4:7

                Um dos princípios fundamentais para o cristão obter segurança é obedecendo a Deus, quando fazemos isso certamente estaremos protegidos para não sermos destruídos pelo nosso maior adversário espiritual “o Diabo”, por isso a proteção divina é necessário durante toda a vida do cristão aqui na terra. Deus nos garante livramento em todos os aspectos da vida, assim como as bênçãos divinas, mas com uma condição, se formos obedientes a ele.

1. Ofensiva do inimigo
O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir (Jo 10:10), portanto, nós temos um grande opositor querendo nos destruir, por isso a recomendação paulina é Sede sóbrios; vigiais; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como um leão, buscando a quem possa tragar.” (I Pe 5:8). É certo que há uma proteção divina, o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra (Sl 34:7), contudo devemos fazer a nossa parte que é resisti-lo. Satanás pediu para cirandar com Pedro e o Senhor intercedeu por ele e o livrou (Lc 22:31,32).

2. A defensiva cristã
Existem dois meios pelos quais podemos cancelar a ação do diabo contra nós “vigiar e Orar” (Mt 26:41), não podemos dormir ou dar vacilo, o inimigo é astuto. “Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais resistir as astutas ciladas do diabo.” (Ef 6:11-13). A melhor maneira de resisti-lo é sujeitando-se a Deus (Tg 4:7). Sabemos que estamos engajados numa grande luta espiritual, não podemos vacilar e muito menos ceder à tentação, as armas da nossa milícia não são carnais (2 Co 10:4), assim torna-se mais perigosa pois são inimigos espirituais e não podemos vê-los a olho nu (Ef 6:12).

Davi era um guerreiro valente que venceu o Golias, o maior gigante ameaçador de Israel, mas ele caiu aos pés de uma mulher (2 Sm 11:2-5). Na guerra entre o seu espírito e a carne prevaleceu a carne, o seu pecado trouxe um grande prejuízo para Israel e toda a sua família. Não há herói nessa peleja, o que nos torna vitorioso é o SENHOR, ninguém se dê por seguro sem o auxilio divino “Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhores, mas dos fieis e sinceros que seguem junto ao Senhor”. “Observei ainda e notei que debaixo do sol os velozes nem sempre vencem a corrida; os mais fortes nem sempre triunfam nas batalhas; os sábios nem sempre têm com o que se alimentar; nem a fortuna acompanha sempre os prudentes; nem os bem instruídos e inteligentes têm garantia de prestígio e honra; pois o tempo e o acaso afetam a todos indistintamente.” (Ec 9:11).

Há três coisas que podem comprometer a vida devocional do crente com Deus, os ouvidos, os olhos e a boca, há coisas que não devemos aguçar os nossos ouvidos para ouvir, e nem com os olhos devem cobiçar, e a boca nem tudo deve falar. Existem pessoas que o diabo se utiliza desses três membros do corpo para fazê-la tropeçar desobedecendo ao Senhor. Os olhos vêem, o ouvido ouve, o coração maquina o mal e a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12:34). Se o cristão não se submeter a Deus nada adianta, ele vai andar o seu caminho sozinho sem a proteção divina.

A Bíblia recomenda: Não deis lugar ao diabo (Ef 4:27-32), muitos cristãos tem facilitado, mesmo sabendo que o diabo não respeita posição. Não pense que você tem a capacidade de vencê-lo por sentir-se tão espiritual, ele tem as mesmas características das serpentes, elas picam as suas vítimas e esperam que ela tombe mais adiante, as serpentes confiam no seu veneno, pelo menos algumas delas que conhecemos agem assim. O diabo age da mesma maneira, ao dar um vacilo, ela lhe fere hoje para que amanhã você tombe aos seus pés, repito a frase anterior “Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhores, mas dos fieis e sinceros que seguem junto ao Senhor”, por isso é necessário vigiar e orai para que não entreis em tentação. (Mt 26:41), “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (I Co 10:12,13).

                Amados, os maiores antídotos contra as tentações consistem em vigiar, orar e jejuar (Mt 26:41), santificando a vida aos pés de Cristo para prosseguir a sua carreira até o final. Vigiemos constantemente porque o diabo nos acompanha até o ultimo instante da vida procurando brechas, mas se não dermos oportunidade encerraremos o nosso combate com a fé intacta. “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (2 Co 4:7).

Pr. Elis Clementino


Nenhum comentário:

Foto