ESBOÇO 814 ESPÍRITO DE ENGANO

ESBOÇO 814
TEMA: ESPÍRITO DE ENGANO
TEXTO: Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai os espíritos, se vêm eles de Deus; porque muitos falsos profetas têm aparecido no mundo. I JOÃO 4:1

Por mais entendido que o indivíduo seja está sujeito ao engano, e por mais espiritual que ele seja também está sujeito ao engano, mesmo que ele tenha o dom de discernimento ainda está sujeito a ser enganado. Há momentos que necessitamos de uma orientação, uma palavra para poder tomar algumas decisões em momentos decisivos da vida, porém é nessa hora que muitas vezes surge o engano. O engano está presente em todos os lugares, ele se torna ainda mais perigoso quando é espiritual, o engano pode se tornar uma pedra de tropeço no seu relacionamento com Deus, principalmente quando o crente não está sob uma proteção espiritual de um líder como aconteceu com Saul após a morte de Samuel optou consulta através da necromancia.

O que é necromancia?
necromancia ou nigromancia (necro do gr.cl. νεκρός (nekrós) "morte" e mancia de μαντεία (manteía) "adivinhação") é a suposta arte de se comunicar com o mundo espiritual para obter informações do passado, do futuro ou do pós-vida por meio da evocação dos mortos ou dos espíritos destes, utilizando-se ou não dos restos ...Necromancia – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Necromancia

Saul perde o seu guia espiritual
Após a morte de Samuel, guia espiritual de Saul (Hb pedido a Deus), ele não ouvia mais a voz de Deus através de Samuel, essa situação o levou ao desespero a ponto de querer ouvir algo que lhe desse uma direção, mas é preciso ter muito cuidado com esse tipo de desejo. Quem precisa ouvir uma orientação divina busca através da leitura da palavra de Deus e das orações, tanto a palavra quanto as orações podem contribuir para o bem, e aquilo que ouvimos fora da palavra pode influenciar de maneira negativa no indivíduo. Deus não falava com Saul nem por sonhos (revelação pessoal) e nem por Urim e tulmim, nem por profetas, pois ele havia banido da terra todos os adivinhos, encantadores e feiticeiros, os reis pagãos consultavam essas pessoas, pois eles criam que os mortos falavam através deles., porém Saul acreditava em Deus e por isso consultava a seu guia espiritual Samuel, pois foi nessa necessidade que ele optou por consultar a feiticeira Em-Dor (I Sm 28:6,7,9).

Urim e tulmim são nomes dados ao processo de revelação sacerdotal (Ex 28:30), esse método era utilizado pelos antigos israelitas para descobrir a vontade de Deus sobre uma determinada coisa. Os cristãos acreditam serem duas pedras colocadas no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, elas tinham duas faces, uma de respostas negativas e outra face de resposta positiva, fazia-se a pergunta e jogavam as pedras e elas conforme a posição era tida como uma resposta divina.

1. O espiritismo
1.1. É uma doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência da comunicação por meio da mediunidade ou médiuns (pessoa que intermédia entre os vivos e os mortos) ou entre os espíritos encarnados e os desencarnados; 1.2. A palavra espiritismo pode indicar apenas um ponto de vista do mundo em que o espírito humano continua existindo após a morte biológica, e é capaz de se comunicarem com os vivos.

2. A sua organização
2.1. O espiritismo teve inicio sem qualquer base nas escrituras, eles usavam outros livros com o propósito de firmarem as suas doutrinas. Ele foi iniciado na França e cuja finalidade era contra-atacar o positivismo. (Filos. Sistema criado por Augusto Comte, que se baseia nos fatos e nas experiências, e que deriva do conjunto das ciências positivas, refletindo a metafísica e o sobrenatural.); 2.2. O espiritismo foi organizado em 1848; 3.3. Devido os fenômenos psíquicos produzidos pelas irmãs Fox; 4.4. Esses fenômenos foram interpretados como manifestações de espíritos humanos desencarnados querendo comunicar-se com os vivos.

3. Seus Ensinamentos.
3.1. O homem é um espírito e o seu corpo físico é o veículo da alma; 3.2. O homem na qualidade de espírito sobrevive ante a morte biológica; e o espírito, uma vez liberado do corpo, é capaz de se comunicarem com os seres humanos que aqui continuam; 3.3. Que há um progresso, no mundo dos espíritos, é infindo, caminhando em direção as perfeições; 3.4. Todos os espíritas são universalistas, acreditam que é impossível que todos os espíritos atinjam a perfeição; 3.5. Os espíritas baseiam-se e citam esse texto para justificar a sua religião (1 Sm 28: 7-25); 3.6. Os médiuns determinam que espírito faça subir (vem de baixo) (I Sam 28:11); 3.7. O espiritismo mostra que o espírito humano pós-morte, fica sem controle divino, pois conforme a parábola de Jesus eles tem lugares definidos, no seio de Abraão, ou o lugar de tormenta, de forma que não existe contato algum (Lc 16:22,26); 3.8. Os espíritas supõem que os profetas eram médiuns, porque eram mediadores da mensagem de Deus; 3.9. Eles ainda admitem também que há fraudes nas suas sessões espirituais.

4. Qual o Conceito Bíblico sobre o Espiritismo?
4.1. A bíblia condena esse tipo de prática (Dt 18:9-12; Ex 22:18; Lv 19:26-31); 4.2. Deus sempre se opõe a esse tipo de coisa, não se entra em contato com os mortos, mas, com os espíritos demoníacos e enganadores; 4.3. Os mortos não podem retornar (2 Sm 12:23); 4.4. Os mortos não se comunicam com os vivos (Lc 16:24-26; Hb 9:27).

5. Saul consulta a feiticeira
Não adianta buscar a Deus sem abandonar os maus caminhos, por essa razão Saul entrou em um profundo desespero, embora não havia nenhuma justificativa para que ele buscasse os espíritos, era somente mudar os seus caminhos e buscar a Deus; 5.1. Saul procurou a feiticeira em Em-Dor (I Sam 28:7) chamada a bruxa de Endor, uma necromante que morava no vilarejo de Endor; 5.2. Disfarçou-se, vestindo outra roupa, e enganou a feiticeira, (I Sam 28:9), inicialmente a feiticeira foi enganada; 5.3. Não dá para acreditar que Samuel um homem santo durante a sua vida, pudesse obedecer a uma feiticeira (I Sam 28:11); 5.4. Não da para entender Deus ter proibido a consulta aos mortos e depois ele mesmo concordar que a feiticeira trouxesse, de fato, o espírito de Samuel (Tg 1:17); 5.5. A feiticeira disse: vejo deuses, que idéia se pode ter? Demônios se passando por espírito de luz. (I Sam 28:13); 5.6. O Diabo pode transfigurasse e enganar a muitos (2 Co 11:13-14; Mc 5:9; Lc 8:30); 5.7. O pecado máximo de Saul foi consultar a feiticeira, e muitos textos da Bíblia proíbem esse tipo de consulta (Is 8:19; Gl 5:20; Ap 22:15).

7. Resultado da Consulta.
A feiticeira invocou o espírito do suposto Samuel, no entanto essa ação contraria a vontade de Deus, conforme (Dt 18:20-22), O suposto Samuel disse a Saul que ele seria entregue aos filisteus.  O que não aconteceu. (I Sm 28:19; I Sm 31:11:13; I Cr 10:5). (mostrar episódio vers. 19). Disse ainda o suposto Samuel que todos os filhos de Saul seriam mortos em batalha, mas só morreram três, Jonatas, abnadabe e Melquisua, ainda lhes ficaram vivos três, contrariando assim o que o suposto Samuel lhe dissera (I Sm 28:19; I Cr 10:2,6). A desobediência a Deus resultou em sua morte (1 Cr 10:13 I Sm 31:4), mas não como o suposto Samuel havia dito. A bíblia diz que as palavras de Samuel nunca caíram por terra, isso é mais uma prova não ser Samuel (1 Sm 3:19).

Irmãos não devem ser levados em consideração tudo aquilo que contraria as escrituras. A desobediência tem um preço e trás sempre um juízo divino. Consultar os mortos é proibido nas escrituras basta ler em (Lv 19:31; I Cr 10:13,14). O que se vê nos filme e nas novelas não é outra coisa a não ser desfazer o que diz a palavra de Deus a respeito da consulta aos mortos. Deus condenou a ação de Saul e por causa da sua desobediência pagou com a vida (I Cr 10: 13,14). Tenham cuidado para não ser enganado por programações que a mídia transmite hoje pregando o espiritismo, e ainda têm crentes que até choram pensando ser verdade. Há uma separação entre os vivos e os mortos, porém nós cremos que um dia veremos os que morreram em Cristo na presença Deus na reunião dos remidos. Ele respondeu: “Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: Quem sabe? Talvez o Senhor tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. 23 Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim”. (2 Sm 12:22-23).     Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto