ESBOÇO 819 O RELIGIOSO E O ESPIRITUAL

ESBOÇO 819
TEMA: O RELIGIOSO E O ESPIRITUAL

Existem coisas que necessariamente precisam ser definidas, e fazer opção de apenas uma ou outra. Nesse assunto apresento a questão, ser religioso ou espiritual, pois é preciso definir qual deles deve ser, embora ambas tenham características diferentes. Existem pessoas que não faz nenhuma confissão de fé, e não optam por nenhuma igreja. A igreja de Cristo precisa ser ensinada quanto à diferença entre o religioso e o espiritual, principalmente os novos crentes, considerados os neófitos na fé, pois é necessário fazê-los entender a necessidade de ser espiritual, ao invés de simplesmente ser um religioso.

1. A singularidade da igreja de Cristo
A igreja de Cristo é de caráter singular em todo mundo, ela não é destacada por uma denominação e siglas identificadoras, ela é universal, uma igreja invisível. Em todas as igrejas cristãs no mundo há crentes que decidiram viver o espiritual, esses estão abalizados sob um alicerce que é Cristo (Sl 118:22; Lc 20:17; At 4:11), a pedra angular, pedra de esquina. A pedra angular é o elemento essencial que dá existência e sustentação, ou aquilo que chamamos de fundamento de uma construção, no cristianismo Jesus Cristo é esse alicerce (Ef2:20), ele é a pedra que os construtores rejeitaram, ela tornou-se a pedra angular (Sl 118:22; Mt 21:42; Mc 12:10).

2. O que caracteriza o religioso
2.1. O seu apego as tradições, apenas segue um credo, como no caso dos seguidores das leis mosaicas, como faziam os religiosos da época, os fariseus e os escribas nos dias de Jesus Cristo, eles eram legalistas e pareciam piedosos. Jesus os considerou como o sepulcros pintados (Mt 23:27-28), outros dizem ser adoradores de Deus, porém distantes dele “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;” (Is 29:13; Mt 23:23-27), a hipocrisia é condenada pelo Senhor. Os religiosos desprezam a graça para usar os artifícios da lei para condenar as pessoas e matá-las (Jo 8:3-7), ainda hoje alguns religiosos confiam nas suas próprias justiças e desprezavam os outros (Lc 18:9-14).

3. O que caracteriza o espiritual
3.1. É viver pelo Espírito “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” (Gl 5:16-18).

3.2. Tem discernimento, e a mente de Cristo, “Mas o que é espiritual discerne tudo bem, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” (I Co 2:15,16).

3.3. Ele considera o altar maior do que a oferta, “Insensatos e cegos! Pois qual é a maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta? (Mt 23:19). O religioso não sabe fazer distinção entre o altar e a oferta.

3.4. O espiritual está separado do pecado e isso caracteriza a vida de santidade (Gl 5:25; Tg 2:12).

                Existem muitos religiosos que pensam ser espirituais, mas as suas atitudes demonstram que não, no entanto pensar que o religioso é espiritual constitui-se um puro engano, atualmente há grande confusão religiosa em volta disso, pessoas que dizem ser dizem religiosas, mas não espirituais, elas desprezam as outras pessoas por não ser religiosas quanto elas. Há também aqueles que se consideram extremamente espirituais, elas se tornam fanáticas agressivas, além de isolarem-se através do seu líder que escravizam suas ovelhas capazes de separar famílias, de um lado e do outro, tipo você é de lá ou de cá? Isso é perigoso e não é evangelho, senão extremismo religioso e diabólico, isso faz parte do final dos tempos odiar-se-ão uns aos outros se causa, irmão contra irmão. Há muito tempo se isentava a igreja, muitos entendiam que isso acontecesse somente nos laços familiares, essa era o que se interpretava, no entanto iria muito mais além “Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmão e irmãs. E até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 10:37). O que Jesus sinaliza que o a mor a ele está acima de tudo “mas do que a mim” e não abandonarem as suas famílias com o pretexto de seguir a Cristo, atualmente existem guerras nas famílias porque um membro pertence a essa ou aquela igreja, parece até o mesmo o que aconteceu na igreja de coríntios, será que cristo está dividido por rótulo? Há famílias que não se visitam porque são proibidos pelos seus líderes porque não pertence à mesma denominação, nunca se viu antes pastores usarem as redes sociais para denegrir o outro, irmãos essas atitudes são de religiosos e não de homens espirituais, oremos para que esse mal não nos atinja, cuidado do rebanho é uma coisa, e outra é se apropriar dela e fazê-la escrava, Paulo descreveu muito bem sobre os tais em (At 20:29; I Pe 5:2,3). Você é um obreiro RELIGIOSO OU ESPIRITUAL?


 Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto