ESBOÇO 821 RAZÃO E EMOÇÃO

ESBOÇO 821
TEMA: RAZÃO E EMOÇÃO
TEXTO: “culto racionalRm 12:1; “pedir razão da esperançaI Pedro 3:15

                Razão e emoção são duas coisas delicadas e difíceis de serem entendidos, os resultados de ambas são diferentes, ou seja, uma age de uma maneira e outra de outra. A razão e a emoção fazem parte da constituição humana, ambas são importantes e estão presentes no cotidiano do ser humano, é impossível eliminar uma ou outra, mas apenas controlá-las, pois cada uma delas tem o seu momento certo para entrar em ação. Nesse mote apresento de maneira sucinta sobre o perigo de confundir razão com emoção, e também o dever de identificar quando uma ou outra entra em ação, sem distingui-la é impossível tomar decisões e usá-las corretamente.

1. A razão
O cérebro humano é a parte mais importante do nosso corpo, ele é o governo que rege todo o corpo fazendo com que todos os membros do corpo funcionem de maneira coordenada. O cérebro é o órgão mais estudado do corpo humano por ser ele responsável pelo movimento de todo o corpo e também pelos nossos comportamentos e decisões. O nosso cérebro pode ser responsável por grandes e importantes mudanças em nossas vidas, mas sozinhas e involuntárias não, a não ser por alguma anomalia no próprio cérebro do indivíduo. A razão faz a avaliação das decisões a serem tomadas e quais as consequências que elas trarão, pois geralmente as decisões tomadas possibilitam serem as mais acertadas, além do indivíduo saber explicar por qual razão ele tomou essa ou aquela decisão. Quando pensamos e agimos com o cérebro ele busca a decisão com mais precisão e com menos riscos, o nosso cérebro tem a capacidade de matematicamente fazer cálculos com precisão, decidir em frações de segundos, imaginemos o que o homem pode criar com o cérebro, enquanto que a emoção pode gerar problemas ao invés de solução.

2. Emoção
O sentimento também divide parte do cérebro, ele depende da razão, no meu conceito empírico quando o indivíduo age com a emoção a razão sinaliza que o indivíduo está entrando em uma zona de perigo levando-o a agir pela emoção sem refletir as consequências, é por isso que acontecem as precipitações, ou seja, as decisões antecipadas. A imaturidade pode contribuir para que o indivíduo venha agir por impulso, isso é bastante perigoso, por isso existem muitas tragédias, a emoção confunde uma atitude errada por certa, quem não ouviu alguém falar que foi traído pelas emoções? Geralmente as pessoas que agem por emoção se arrependem quando se depara com as consequências, essas características pertencem às pessoas coléricas, elas não têm medo de assumir riscos e de enfrentar desafios, por isso elas agem pela emoção.

            Devemos fazer uso da razão mais do que as emoções, a Bíblia nos ensina a controlar as nossas emoções (Gl 5:22-23), mas é necessário ter sabedoria para lidar com o nosso temperamento e controlar os nossos sentimentos, ele é algo que deve ser trabalhado até o final da vida, a emoção jamais deverá exceder a razão, ela fez com que Salomão resolvesse um problema entre duas mulheres que brigavam por uma criança. Quantas vezes você toma decisões equivocadas sem pensar? Quantas vezes proferimos palavras e atitudes emocionalmente sem pensar nas circunstancias, e o pior é que não temos como repará-las? As irracionalidades das nossas emoções podem resultar em grandes problemas, pois a nossa razão nos dá a segurança daquilo que fazemos ou deixamos de fazer.


Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto