ESBOÇO 831 DEVERES DOS CRISTÃOS FIÉIS


ESBOÇO 831
TEMA: DEVERES DOS CRISTÃOS FIÉIS
TEXTO: TITO 3:1-11; I Pe 3:12

A boa conduta cristã é exigida nas cartas do novo testamento, são assuntos diversificados, mas que todos eles seguem na mesma direção a respeito da conduta dos crentes fiéis. No assunto descrito no texto Paulo apresenta a Tito como deve ser o comportamento dos crentes fiéis.

Dois princípios importantes
Antes de começarmos o assunto vamos lembrar dois princípios importantes, a utilidade do sal e o brilho da luz. O sal é um produto da natureza conhecido como cloreto de sódio, pois bem ele tem duas propriedades importantes para os alimentos, o de salgar e proteger. O sal é usado como condimento para temperar os alimentos, principalmente àqueles que necessitam de serem conservados como as carnes. Jesus tomou como exemplo o sal para aplicar lições importantes à vida cristã diária (Mt 5:13). A luz, outro exemplo dado pelo Mestre que deve ser levado em consideração, isso nos leva a pensar do porque Jesus ter nos salvos, pois os efeitos do sal e da luz são fundamentais para entendermos a razão, mas vamos adiante.

O modelo cristão
O exemplo apresentado por Paulo em sua carta ao obreiro Tito era suficiente para que todo crente fosse aprovado por Deus, como também estariam preparados para toda boa obra, pois é também através dos deveres cívicos que se tornam mais valiosa a pregação do evangelho (Tt 3:1). A obediência cristã deve estar presente em todo o nosso viver, caso não esteja, a vida cristã se tornará sem efeito “Se o sal for insípido com que há de salgar? Para nada presta senão se lançar fora, e ser pisado pelos homens” (Mt 5:13).

A vida cristã também deve ser como a luz posta em um lugar alto, que todos possam ver o seu brilho, se escondê-la não haverá efeito algum, devemos brilhar diante dos homens para que vejam e glorifiquem a Deus pelas nossas boas obras (Mt 5:13-16).

Vida pecaminosa
A vida pecaminosa abriga no coração do homem tudo o que contraria a vontade de Deus, pois éramos:
(1) Insensatos
(2) Desobedientes
(3) Extraviados
(4) Servos das paixões e prazeres
(5) Maliciosos
(6) Invejosos
(7) Odiosos odiando-nos uns aos outros, Jesus nos ensinou a amar até os nossos inimigos (Mt 5:44).

A graça divina
Todas essas coisas se abrigavam em nós até a manifestação da bondade de Deus para com os homens, foi por meio dessa bondade que nos tornamos nova criatura em Cristo (2 Co 5:17). Esse acontecimento não foi pelos nossos méritos ou obras de justiça, mas segundo Deus pela sua misericórdia nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que ele derramou ricamente sobre nós com a finalidade de nos Justificarmos e nos tornarmos herdeiros segundo a esperança de vida eterna. (Tt 3:4-7).

Deveres da nova criatura em Cristo
(1) Deveres cívicos (Tt 3:1).
(2) Preparar-se para toda boa obra (Tt 13:1b);
(3) A ninguém difameis (Sl 15:3; Pv 10:18; Mt 12:36);
(4) Não serem briguentos, mordendo uns aos outros (Gl 5:15);
(5) Serem pacíficos, promover a paz (Rm 12:18; Hb 12:14);
(6) Mansos para com todos os homens (Mt 5:5).

O modelo de vida descrito no texto deve ser seguido por toda vida aqui, pois estamos sob o olhar divino (I Pe 3:12). A nossa língua tem um poder destruidor, ela é capaz de fazer grandes estragos, por isso o Apóstolo Tiago pede que refreie a língua e evite ser usada de maneira incorreta (Tg 3:10). Devemos evitar tudo o que Paulo discorreu em sua carta no verso (V2), o cristão tem como característica evitar essas coisas, cada um procure aplicar-se as boas obras (V8). Aqueles que praticam males devem ser evitado, pois são indivíduos que pervertem os valores cristãos, esses tais por si mesmo se condenam (Tt 3:9-11). “Que os nossos também aprendam a aplicar-se às boas obras, para suprir as coisas necessárias, a fim de não sejam infrutíferos” (Tt 3:14).

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto