ESBOÇO 830 O VERDADEIRO CIDADÃO DOS CÉUS

ESBOÇO 830
TEMA: O VERDADEIRO CIDADÃO DOS CÉUS
TEXTO: SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? (SALMOS 15:1; 24:3)

                A entrada de pessoas em muitos nos lugares considerados sagrados e santos exige-se do delas requisitos de qualidades que representem uma vida de santidade perante Deus, mediante as perguntas deitas por Davi “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem entrará no lugar santo?” Davi conhecia o tabernáculo, sua estrutura e a existência do LUGAR SANTO. O desejo do seu coração era construir um templo com o objetivo de que Deus morasse nele, assim planejou edificar um em Jerusalém. O lugar santíssimo do tabernáculo era um lugar que nem todos poderiam entrar nele, a não ser com a qualificação sacerdotal, antes de entrarem se purificava antes de entrar no lugar santo, esse modelo permanece como requisito para a entrada no reino celestial.

1. O que é um tabernáculo?
Era um santuário portátil, transportado pelos hebreus ordenado por Moisés desde a peregrinação no deserto, no tabernáculo era guardada a arca da aliança e outros objetos sagrados. Quando foi construído o templo em Jerusalém, no projeto foi incluído esse lugar santo, nesse lugar somente era permitida a entrada dos sacerdotes, pois a arca representava a presença do Senhor. Quaisquer que adentrassem no recinto, a não serem os sacerdotes seriam mortos, se fosse um sacerdote que não estivesse purificado seria puxado por uma corda que era amarrada na sua cintura, pois era um LUGAR SANTO onde se ofereciam ao Senhor o santo incenso sobre o altar (Ex 30:1-10, 34-38). Encontramos expressões semelhantes a do salmo 15 “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? (Sl 24:3-5), eles enfatizam a santidade como condição para ter acesso a Deus.

2. As exigências para entrar no santuário
Neste salmo 15 há 11 exigências para habitar com o Senhor são elas:
(1) Andar em sinceridade.
(2) Praticar a justiça;
(3) Falar a verdade no seu coração;
(4) Não difamar com a sua língua;
(5) Não fazer mal ao próximo;
(6) Não aceitar opróbrio (desonra, vergonha, injúria) contra seu próximo;
(7) Aqueles cujos olhos o réprobo (que foi excluído da sociedade, malvado) é desprezado;
(8) Os que honrarem e temerem ao Senhor;
(9) Aquele que jura com dano seu e não muda;
(10) Aquele que não empresta com usura (vantagem, agiotismo);
(11) Que não recebe peitas (favores ou propinas) contra o inocente.

O reino dos céus é semelhante as dez virgens, para entrar nele é preciso ter qualificações morais e espirituais senão ficarão de fora, o azeite mantinha as lamparinas acesas, para ter acesso a Deus a lâmpada da espiritualidade não deve apagar, símbolo também de uma vida devocional contrita com Deus “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a benção do Senhor e a justiça do Deus da sua Salvação.” (Sl 24:3-5). “Quem faz isto jamais será abalado” (Sl 15:5). Sejamos santos em toda a nossa maneira de viver (I Pe 1:15,16), sem a santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). O lugar aonde se adora Deus é um lugar santo, mas infelizmente não o tratado como merecido, a irreverência tem tomado conta dos cultos, como as conversações, a falta de respeito à ordem do culto, não se levam mais a sério as recomendações bíblica sobre a decência nos cultos (Ec 5:1-2,6), por causa disso vem às consequências, e quando clama a Deus ele não responde.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto