ESBOÇO 835 BENEFICÊNCIA E COMUNICAÇÃO



ESBOÇO 835
TEMA: BENEFICÊNCIA E COMUNICAÇÃO
TEXTO: E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agradaHebreus 13:16

Duas coisas imprescindíveis e não devem ser esquecidas pelo ser humano, independentemente de classe social e religiosidade, pois tanto a beneficência quanto a comunicação devem estar em ação. A beneficência e a comunicação facilitam o desenvolvimento não somente no meio cristão, mas de uma coletividade, além disso, é uma das exigências nas escrituras sagradas.

Beneficência
A beneficência ou caridade é uma ação que beneficia o próximo, é um tipo de comportamento que todo ser humano deve ter. A beneficência deve ser exercida com desprendimento, ou seja, é uma ação filantrópica (Pv 11:17; Sl 34:14; I Pe 3:11; 3 Jo 1:11; Sl 120:6,7). “Ao fazer o bem, não olhe a quem e nem pense duas vezes. Faça o bem de coração, a recompensa de tudo que você faz vem de Deus, e um dia você vai dizer: Valeu a pena” Tarcito Custódio.

O apóstolo Paulo recomendou aos gálatas cristãos que deviam fazer o bem (Gl 6:9), Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. (Ef 2:10). “...Se um irmão ou irmã estiver necessitado de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, esqueça-se e alimente-se até satisfazer-lhe”, se porém nada lhe der que adiantará isso?...) (Tg 2:14-17).

Existem pessoas que praticam a caridade para serem vistos e consequentemente se promoverem, entretanto não foi esse o ensinamento de Jesus, “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial”. “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu garanto que eles já receberam a sua plena recompensa. Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba e que está fazendo a direita, de forma, que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o segredo, o recompensará.” (Mt 6:1-4). A caridade para com o próximo deve ir além das diferenças alcançando até os nossos inimigos (Pv 25:21; Rm 12:20).

A comunicação,
Existem alguns sinônimos do termo comunicação, são eles, concessão, doação, entendimento, diálogo, convívio e conversação, ou o ato de ajudar aos outros. Existem pessoas que se doam em função dos outros sem visar retorno, é bom enfatizar a importância da comunicação entre pessoas porque ela facilita o entendimento das necessidades delas, “Comunicai os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade...” (Rm 12:13-21). Para poder se comunicar bem com as outras pessoas é necessário estar bem, há dois tipos de comunicação necessária são elas: A intrapessoal e a interpessoal;

(1) Intrapessoal
Esse tipo de relacionamento indica a capacidade do homem relacionar-se com as suas próprias emoções e sentimentos, se esse tipo de relacionamento não vai bem comprometerá o relacionamento interpessoal.

(2) Interpessoal
É um método de que promove a troca de informações, essa comunicação verbal deve ter o mínimo de erros para evitar os desencontros nas informações. Existem muitos problemas na comunicação por desatenção tanto do que ouve quanto do a que fala. A comunicação com as outras pessoas é importante, principalmente nos momentos de necessidades “Comunicai os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade...” (Rm 12:13-21).

A beneficência e a comunicação resultam em compartilhamento, a atitude beneficente é o resultado de um coração dadivoso, e a prática da comunicação ou a doação de si em favor dos outros, essas coisas são agradáveis ao Senhor. Devemos por em prática no nosso cotidiano a fim de que sejamos abençoados e recompensados por Deus. “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás” (Ec 11:1).

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto