ESBOÇO 836 ESPERANÇA, ÂNCORA DA ALMA



ESBOÇO 836
TEMA: ESPERANÇA, ÂNCORA DA ALMA
TEXTO: HEBREUS 6:13-19

Esperança e a confiança “fé” estão ligadas ao futuro, e vinculadas ao sobrenatural pela maneira que elas se apresentam, a esperança e a fé são abstratas e sem uma definição exata como elas funcionam, elas não são vistas nas pessoas de maneira natural, ou seja, pelos olhos, mas somente quando elas se expressam através das suas ações (Mt 8:10; 15:28). Aqueles que têm esperança e confiança só podem ver o que é sobrenatural através dos olhos da fé, somente elas conseguem ver aquilo que pelo homem é considerado impossível acontecer. As promessas aos crentes são feitas por Deus, a fé age na crença de que ele existe, porém isso somente acontece por meio da fé (Hb 11:6), por essa razão a nossa fé em Deus deve ser firme como uma âncora.

Âncora
Para entendermos melhor sobre o tema faz-se necessário entender o que significa uma âncora e qual a sua finalidade, âncora é um instrumento náutico pesado e de metal com garras que fixam navios e barcos lhe causando a impossibilidade de se locomoverem, esse instrumento é lançado no mar e fixam-se nas pedras ou na lama ao fundo do mar.

Abraão foi citado na carta aos hebreus sendo um referencial de estabilidade na sua confiança e fé nas promessas de Deus feitas com juramento (Hb 6:13). A promissão era um comprometimento, como não havia outro maior por quem ele pudesse jurar, jurou por si mesmo dizendo: “Certamente, abençoando, te abençoarei e, multiplicando, te multiplicarei” (Hb 6:14).

Promessa é juramento, afirmativa de que se fará alguma coisa, essa promissão ou compromisso pode ser oral ou escrita, e desde a antiguidade um juramento feito era irrevogável. Toda boa promessa deve ser aguardada ou esperada com confiança, principalmente ao tomar conhecimento que elas sejam divinas. Abraão esperou com paciência e alcançou a promessa (Hb 6:15) porque Deus não é o homem, para que minta; nem o filho do homem para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Nr 23:19), é interessante a declaração de Balaão quando recebeu o mandado da amaldiçoar o povo de Deus Eis que recebi mandado para abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não posso revogar (Nr 23:20).

As benções e os propósitos divinos jamais serão revogados, se as mãos de Deus estão estendidas quem fará voltar a trás? (Is 14:27). A confiança dos que crêem em Deus e esperam nEle deve ser firme como a âncora, principalmente nas adversidades quando o indivíduo tem a impressão que está só e sem saída, mas ainda que a sua esperança esteja como uma raiz na terra seca ao cheiro das águas elas tornarão a brotar “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta” (Jó 14:7-9).

A imutabilidade divina
Deus nunca mudou, “Porque eu sou o Senhor e não mudo;” (Ml 3:6), todas as promessas feitas por ele estão firmadas no seu caráter, Elas são confirmadas e renovadas dias após dias através do seu filho Jesus (2 Co 1:20), as suas promessas não falham, ainda que muitos tentem impedi-las não conseguirá (Nr 23:23).

Não podemos perder a crença e a visão das promessas divinas para nós, a nossa esperança vai muito mais além de um simples anseio, ela está firmada na confiança “fé” no Senhor. A âncora é considerada um símbolo de firmeza, força e também parte estável do nosso ser, a confiança e a esperança devem caminhar harmoniosamente em direção ao alvo prometido e a vitória final, porque fiel é o que prometeu, portanto “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel” (Hb 10:23)

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto