ESBOÇO 844 PASTOR OU MERCENÁRIO?


ESBOÇO 844
TEMA: PASTOR OU MERCENÁRIO?
TEXTO: JOÃO 10:11-13

Uma realidade que existe desde a antiguidade, ela continua sendo repetida em seguimentos religiosos, o falso e verdadeiro sempre existiu. O que eu quero destacar nesse assunto são sobre alguns líderes religiosos “pastores e profetas” da atualidade apresentando como agem esses profetas e pastores falsos e verdadeiros para com as suas ovelhas.

O pastor e suas atividades
Criar e cuidar de ovelhas são atividades exercidas há mais de 4000 anos, o objetivo dessa criação era a produção de carnes, lã e leite, esse tipo de atividade é chamado de ovinocultura. O pastoreio de ovelhas exigia do pastor muita dedicação e paciência para conquistar a confiança das suas ovelhas, eles procuravam prover o melhor guiando-as para as boas pastagens e as águas cristalinas, além disso, conduzi-las a entrada e saída delas do curral.

Devido às características das ovelhas os pastores possuíam em suas mãos uma vara e um cajado, ambos são usados na condução das ovelhas (Sl 23:4). A atividade pastoral exigia coragem e amor por elas, era necessário o pastor poderia ariscar a própria vida para salvá-las, fosse dos precipícios ou dos animais ferozes. Na Bíblia temos um excelente exemplo e explicito mediante a declaração de Davi perante o rei Saul (I Sm 17:34-37). O bom pastor dá a vida pélas ovelhas (Jo 10:10).

O mercenário
Ele não é pastor, apascentam a si mesmo e são negociantes de lã, da carne e do leite das ovelhas, Jesus recomendou a ter cuidado (Mt 7:15,16), eles estão sentados na cadeira de Moisés, ou seja na liderança do povo de Deus, mas o seu Deus é o próprio ventre (Mt 23:2). Os mercenários tosquiam as ovelhas e tiram-lhe tudo para seu proveito próprio, esses são postos nas mesmas categorias dos lobos.

Os mercenários pastoreiam por grandes fortunas em dinheiro para manter a sua riqueza e glamour, e seus altos patrimônios, esses pastores insaciáveis. Eles fazem todo tipo de manobra, inventam pseudas missões com isso engordam seus bens através das dessas supostas missões, e as a ovelhas enganadas pensam que esse é o verdadeiro pastor.

A nova modalidade dos mercenários
O mercenário ao passar alguns anos “no suposto pastoreio e quando seu salário altíssimo e alguns deles ganhando mais que um presidente de uma nação, além de possuírem muito bens, a essa altura simulam uma doença, ou mesmo quando situação financeira da igreja está ruim, declaram a impossibilidade de continuarem na liderança, daí convence o grupo que lhes dão apoio e faz o seu pedido de jubilação, assim determinam que as ovelhas o mantenham para o resto da sua vida com alto padrão, e talvez viverem em outros países usufruindo das ofertas dos assalariados, das lavadeiras e viúvas da igreja. Os mercenários usam esses métodos, por isso há muitos escândalos por esse mundo a fora.

As consequências
Os mercenários podem até usufruir de tudo isso, mas não com a aprovação divina (Ez 34:1-10), conforme o profeta usado pelo Senhor esse é o tratamento de Deus para com esses mercenários. Nos dias de Paulo ele demonstrou perante os anciões de Éfeso o receio do aparecimento de lobos e aproveitadores na igreja após a sua partida (At 20:29), ele se referia a lidere religiosos que certamente não perdoariam o rebanho. Há muitas igrejas sofrendo por causa desses falsos líderes espirituais ou supostos pastores, muitas endividadas enquanto seus pastores luxam.

                O chamado divino para ser pastor é para cuidar e proteger as ovelhas e não se aproveitar delas para beneficio próprio (2 Pe 5:2; Hb 13:17). Os Apóstolos não tinham nenhuma pretensão de privilégios, tanto ele quanto os empenhados na missão eram recomendados por ele para que recebessem ajuda e acolhida dos irmãos (Rm 16:1,2), mesmo sofrendo, os pastores eram responsabilizados pela condução do rebanho (Hb 13:17), eles seriam recompensado por Deus por todo o seu trabalho, apenas eles devem receber ajuda de custo suficiente para a sua manutenção e da sua família se for tempo integral, o enriquecimento patrimonial e financeiro as custas das ovelha se constitui um abuso. Aqueles que aspiram ao episcopado pelo amor de Deus não pense como muitos que exploram a lã, a carne e o leite das ovelhas, mas o verdadeiro pastor doa mais de si do que recebe. Devemos ter cuidado para não entrar pelo caminho da disputa do quem tem mais se sentindo mais abençoado do que as ovelhas.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto