ESBOÇO 843 ENGANADO PELA SERPENTE


ESBOÇO 843
TEMA: ENGANADO PELA SERPENTE
TEXTO: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apertem da simplicidade que há em Cristo2 Coríntios 11:3

A serpente "o diabo" tem um papel que lhe é peculiar, mentir, ele é o pai da mentira, além disso, ele veio roubar e matar (Jo 8:44). A mentira é dizer algo contrário à verdade, a prática da mentira é nociva ao ser humano, a primeira distorção da verdade aconteceu no Jardim do Edem, por isso o diabo é o pai da mentira. Veremos nesse comentário sobre o poder da persuasão e o convencimento do homem a desobedecer a Deus.

A persuasão e a mentira
Quando Deus fez o homem o pôs no jardim e lhe recomendou que comesse livremente de toda árvore que estava no jardim, mas a árvore da ciência do bem e do mal não comerás (Gn 2:8,9,15-17). Posteriormente Deus formou a mulher e ambos viviam na dispensasão da inocência eles estavam nus, mas tudo era natural (Gn 2:25).

A persuasão da serpente
A mensagem da serpente conduz em si uma maldade, o seu trabalho é por dúvida e induzir o humano ao erro. A serpente disse a mulher: É assim que Deus disse: Não comerá de toda árvore do jardim? (Gn 3:1b). Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais (Gn 3:2). Satanás tem como objetivo persuadir ou convencer o ser humano a pratica do pecado, ele não desiste e nunca se satisfaz com a primeira investida, ou seja, ele não desiste até encontrar uma brecha, vejam o que ele disse a mulher “Então a serpente disse a mulher; Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (Gn 3:4,5).

Após a desobediência os olhos da consciência se abriram e Adão e Eva começaram enxergar o seu erro, caíram em si, após o pecado eles viram o que os olhos da inocência não viam “a nudez” na verdade parece que a ficha caiu e passaram ao entender que eles haviam pecado diante de Deus. O homem enganado por Satanás não vê os perigos da pratica do pecado, muitas vezes o indivíduo é advertido, mas não dá a atenção, depois que peca não adianta tentar esconder a sua nudez espiritual, as folhas muitas vezes são os pecados do outros, fulano fez, usam esse método para justificar o seu pecado. Caim foi o primeiro homem advertido por Deus para não pecar, mas não levou em consideração a advertência divina e praticou o primeiro homicídio (Gn 4:6-7), ele não resistiu à tentação, o diabo tenta várias vezes, o próprio Jesus foi tentado (Mt 4:1-11; Lc 4:1-13), mas não cedeu a tentação.

O pecado macula o indivíduo, por isso devemos oferecer resistência “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4:7), não devemos pecar, mas se, todavia pecarmos tem um caminho, recorrer ao advogado fiel (I Jo 2:1-2), e rapidamente chegar-se a Deus “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante ...” (Tg 4:7-10), essa é a única maneira de receber o perdão divino, mas para praticar o pecado nada é exigido do indivíduo a não ser pecar, basta apenas um descuido e logo acontece o pecado. Davi com um pequeno descuido pecou com Bate-Seba, isso lhe custou um alto preço, e para obter o perdão foi com profundo arrependimento choro e lágrimas (Sl 51:1-12). Para receber o perdão divino faz-se necessário: (1) Sujeitar-se a Deus; (2) Resistir o Diabo; (3) Chegar-se a Deus; (4) Limpar as mãos; (5) Purificar os corações; (6) Sentir as suas misérias; (7) Lamentar e chorar; (8) Converter o riso em pranto; (9) E o gozo em tristeza; (10) E se humilhar perante o Senhor. Eu disse que para pecar nada disso é exigido, é somente querer. Muitos servos de Deus pecaram, portanto as consequências que eles sofreram não nos motivam a pecar, mas a fugir do pecado.

Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto