ESBOÇO 850 O ENGANO




ESBOÇO 850
TEMA: O ENGANO
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” Vou aprofundar um pouco mais esse ...” JEREMIAS 17:9

Atualmente vivemos no mundo onde o engano e as mentiras estão presentes por toda parte, são destrutivas e comprometem não somente a vida moral, mas a espiritual. O engano parte dos corações dos homens, lugar que ninguém consegue conhecer, é dele que sai tudo o que é mau e o que é bom (Mt 12:35; Lc 6:45). Jesus falou aos seus discípulos que onde estiver o tesouro de um homem, o seu coração se inclinará a ele (Mt 6:21). Devemos ter muito cuidado, principalmente nos dias atuais onde o espírito de engano está mais presente, nunca se enganou tanto como ultimamente, o engano pode vir do lado que você menos espera, jamais imaginamos no trauma que uma pessoa enganada possa adquirir.

I. Tipos de enganos
1. Engano Moral.
O fundamento do engano moral é o humanismo. Ele diz: “se algo lhe dá prazer, então faça!”. A satisfação fora dos padrões éticos da palavra de Deus não é satisfação é pecado. Paulo disse: todas as coisas me são licitas, mas nem todas convêm (I Co 6:12). Jesus podia transformar as pedras em pão, mas não o fez, para não fazer a vontade do Diabo (Mt 4:4). Esse tipo de engano conduz o indivíduo a desconsiderar a ética ou aquilo que rege a sua conduta, isso acontece com os cristãos que professaram o senhorio de Cristo, mas mentem e não vive o que professam, eles enganam em seus negócios.

II. Engano intelectual
Quando, uma pessoa crê nas suas opiniões, que são formadas pelo seu intelecto, eles acham que são iguais ou superiores aos ensinamentos da palavra de Deus, apóia-se apenas na sua sabedoria (I Co 1:17,20). A melhor sabedoria é aquela que não exclui a Deus.

III. O Engano Sexual.
O engano sexual é a crença ou filosofia que rejeita o relacionamento sexual entre duas pessoas de sexo diferente ordenado por Deus entre um homem e sua esposa como o único relacionamento aceitável. Há um grande engano e generalizado em todo mundo, o homossexualismo que perverte tudo o que Deus criou macho e fêmea, essa prática conduz o mundo ao caos moral e espiritual. A sodomia era praticada pelos moradores de Sodoma, uma cidade Palestina do velho testamento onde morava o sobrinho de Abraão “Ló”, na cidade de Sodoma tudo era liberado, a liberdade sem limites gera a destruição. Os relacionamentos heterossexuais estavam sendo abandonado, de maneira que Ló ofereceu as suas filhas durante a visita dos anjos e eles recusaram preferindo os anjos rapazes (Gn 19:5).

IV. Engano espiritual
1. Engano Espiritual. Quando os crentes se enchem de enfado em relação à Disciplina da palavra de Deus e começam a praticar coisas contrarias a ortodoxia (fiel, exato, cumpridor de um principio ou doutrina) do novo testamento. Isso representa a gênese do engano Espiritual.

V. Engano religioso
O engano religioso está por toda parte, e todo tempo houve, no primeiro século os apóstolos combateram muito, e Paulo também combateu intensamente os falsos religiosos em suas cartas (Gl 1:7; 5: 1-3; 6:12-14); alguns ensinamentos como: Jejuar sem santidade é um exemplo de engano religioso; Proibir as pessoas de se casarem é um engano religioso; Declarar as pessoas santas para manterem as regras de justiça dos homens é um engano religioso.

VI. Engano doutrinário.
1. O engano doutrinário ocorre quando as pessoas abandonam o significado da palavra de Deus.
2. É através do engano doutrinário que as pessoas se afastam dos princípios éticos da palavra de Deus.
3. O engano doutrinário faz com que as pessoas rejeitem as doutrinas principais do cristianismo.
4. O erro doutrinário leva as pessoas ao desvio de conduta.
5. O engano doutrinário conduz as pessoas à apostasia (abandono da fé).
Existem três tipos de doutrinas: De Deus, dos homens e de demônios.

VII. Fanatismo engano religioso
O fanatismo faz os homens tirarem as suas próprias vidas (Jo 16:2); Os homens das Cruzadas e os lideres da Inquisição Espanhola são exemplos históricos de engano fanáticos; Os acontecimentos atualmente no Oriente Médio giram em torno de fanatismo, o fanatismo pode ser político, religioso ou qualquer outra coisa que tenha alguma base de ensinamento de fidelidade, exemplo uma pessoa apegada a um time de futebol.

VIII. Engano Místico
1. Misterioso, que envolve muitos mistérios como: Visões, sonhos, vozes, anjos, isso não significa que você tenha sempre visitação de um anjo ou de Deus; tenha cuidado Paulo disse em (2 Co 11:14). Tudo isso acontece para deixar as pessoas sem direção, e tudo que contraria a palavra de Deus é demoníaco.

A Bíblia nos recomenda muita cautela para que não sejamos enganados, vivemos uma época de muitos enganos, no entanto o pior engano é o espiritual, sobre esse tipo de engano Jesus disse que tivéssemos muita cautela. Cuidado para não ser levado por vento de doutrina (Ef 4:14), no final dos tempo muitos em nome do Senhor dizendo-se ser o Cristo (Mt24:4,5).

Pr Elis Clementino – AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto