ESBOÇO 851 A LONGA CAMINHADA


ESBOÇO 851
TEMA: A LONGA CAMINHADA
“Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa...” I REIS 19:7,8.

Caminhando pela estrada da vida você sente cansaço, fome, sede e atravessa desertos que jamais pensaria atravessar. Muitas vezes você tem tudo ao seu redor, mas continua sofrendo como nada tendo, coisa nenhuma preenche as lacunas deixadas pelos desgastes durante a caminhada, embora tenhas alcançado dias bons, contudo não deves esquecer que existem os dias das adversidades, e são muitos “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem, quando forem ruins, considere...” (Ec 7:14). 

Não se admire quando tudo ao seu redor estiverem dando muito certo, quando o seu barco flutua nas águas e os ventos são favoráveis, quando o seu rosto brilha por ver o seu próprio sucesso, porque os dias maus hão de chegar, saiba, pois, que há tempo para todo propósito debaixo do céu, entretanto é necessário se preparar para as adversidades, e se fortalecer psicologicamente e espiritualmente, sobretudo a fé em Deus para vencer os dias maus “Sede forte e corajoso; Ele fortalecerá o vosso ser, vós todos os que confiam e esperam no SENHOR!” (I Co 15:58ª; 16:13). Lute para superar os obstáculos sem nunca desistir! A travessia das adversidades depende da sua confiança em Deus, as raízes da sua fé devem está bem solidificada, somente assim ela é capaz de remover montanhas (Mt 17:20).

O desespero pode fazer com que você tome atitudes inconvenientes, os hebreus quando se encontraram com o mar vermelho em sua frente se assustaram e para eles a conquista do êxodo e todo sacrifício durante a caminhada se terminaria ali diante do mar, certamente morreriam todos sem saída. Muitos estão no presente momento assim, sem saída, o desespero e a desconfiança no que Deus ainda possa fazer tomam conta deles lhe envolvendo igual uma pele, mas nesses momentos que ele precisa revigorar as suas forças e renová-las como faz as águias envelhecidas “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Is 40:31). 

Revigore as suas forças e encare a dura realidade da vida na confiança que não está sozinho “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Is 43:2). As promessas de Deus para o seu povo sempre estiveram firmes, essa é a garantia de que ele não falha e está no controle de tudo, as promessas através de Cristo permanecerão firmes e lhes alcançarão “Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, todas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por intermédio dele, o “amém” é proclamado por nós para a glória de Deus” (2 Co 1:20). “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera...,” (Ef 3:20).

 Não se curve diante das circunstâncias como o profeta Elias, tudo parecia acabar ali debaixo do zimbro (I Rs 19:4,5). Muitas vezes você pensa que tudo terminara, no entanto há muitas coisas para Deus realizar através de você, deixa Deus tratar das circunstanciais que lhes rodeiam, talvez você ache que a sua esperança esteja indo embora, no entanto se revigora quando buscas a Deus em oração. Há uma frase muito conhecida que diz: “a esperança é a última que morre”, muito pelo contrário a esperança do crente em Deus vai muito mais além de uma simples expectativa (Jó 14:7-9), ela deve estar em ação, mesmo que as adversidades batam a sua porta, perder a perspectiva em algo é retroceder na caminhada em meio o caminho do sucesso. A sua fé é o combustível que lhe faz caminhar em direção a vitória, peça sabedoria a Deus para administrar os dias amargos.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto