ESBOÇO 852 TRÊS COISAS IMPORTANTES A SEREM APRENDIDAS.


ESBOÇO 852
TEMA: TRÊS COISAS IMPORTANTES A SEREM APRENDIDAS.
TEXTO: O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. Lc 6:40; Jo 13:16; Jo 15:20)

Inicialmente Lucas descreve grandes duas grandes verdades proferidas por Jesus, no contexto ele falou sobre o julgar as outras pessoas, em seguida falou sobre os falsos mestres. Nas mensagens proferidas por Jesus nos dois evangelhos, três coisas importantes são mencionas, sobre elas destacarei no decorrer do assunto, elas são importantes e devem ser observadas.

Princípios importantes
Em todas as mensagens Jesus apresentou princípios fundamentais que são aplicados no mundo inteiro, eles foram constituídos por Deus desde promulgação dos dez mandamentos, princípios estes que até o presente governam o mundo, todas as pessoas devem ter noção dos seus limites, e quando desconhecem as consequências são inevitáveis, embora o foco maior de Jesus fossem os falsos mestres. Jesus lembrou princípios que já eram estabelecidos e eles não mudariam, e deveriam ser levadas em consideração, embora as metáforas mudem, mas a mensagem é a mesma.
(a) O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo que for perfeito será igual a seu mestre (Lc 6:40); (b) O servo não é maior do que o seu senhor, ora! Perseguiram o mestre quanto mais seus discípulos, a perseguição virá do mundo religioso (Jo 15:20); (c) Nem o enviado maior que aquele que o enviou, Jesus é Senhor e devemos seguir seu exemplo (Jo 13:16).

Princípios que limitam
O que Jesus falou não deixa de ser a lei da limitação, e que nenhum indivíduo está acima dela, ou seja, todos estão sob a sua tutela ou proteção, mas existem indivíduos que desconhecem e violam o que foi estabelecido por Deus, exemplo: “Não mudes os antigos marcos divisórios de propriedade, nem invadas as terras dos órfãos” (Dt 19:14; Pv 22:28). Quando violamos quaisquer princípios estabelecidos por Deus as consequências são inevitáveis, entrar em uma propriedade alheia constituía-se uma violação do direito do próximo e do mandamento divino, caso acontecesse o invasor seria punido severamente, a lei da limitação era rigorosa.  A lei divina estabelecia dava a garantia dos direitos dos cidadãos e se eles fossem violados as consequências seriam imprevisíveis. Atualmente vivemos no mundo onde os direitos das pessoas são violados de maneira brutal.

As dissensões acontecem em quaisquer grupos sociais porque existem indivíduos que não conhecem o seu lugar, ou não se contentam com o que é propriamente seu. Na igreja, seja ela de qualquer dominação não é diferente, existem pessoas que não conhecem o seu lugar, por essa razão acontecem os desencontros e as pelejas que a própria palavra de Deus condena; “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?” (Tg 4:1). Cada um no seu lugar, observar os princípios aplicados por Jesus é um dever, principalmente obreiros que fazem parte de algum ministério, cada um fique na vocação que for chamado “Foi você chamado sendo escravo? Não se incomode com isso. Mas, se você puder conseguir a liberdade, consiga-a. Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo.” (I Co 7:20-22). Não importa a sua condição de escravo, servir a Deus é o que realmente importa. Voluntariamente nos tornamos escravos de Cristo, essa é a melhor posição para o cristão.

Para cada indivíduo Deus tem um chamado, os dons ministeriais são dados pelo Espírito Santo conforme lhe convier “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4:11,12). É preciso bom senso para que cada um fique no seu lugar, cada indivíduo deve saber quais seus limites, interferir no que pertence aos outros é violar direito, assim não teremos a aprovação de Cristo.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto