ESBOÇO 857 AJUDA OU OBSTÁCULO?


ESBOÇO 857
TEMA: AJUDA OU OBSTÁCULO?
TEXTO: AGEU 1 E 2

É importante entender quando somos ajuda ou um obstáculo, seja para alguém, ou mesmo qualquer obra. Desde a antiguidade existem pessoas que atrapalham e outros que ajudam, embora, muitas vezes nos enganamos pensando que estamos ajudando e na realidade estamos atrapalhando. A mesma acontece quando pensamos estar sendo ajudado quando na realidade ela está nos atrapalhando. Existem outras pessoas que se objetam principalmente em relação ao sucesso de alguém, mas existem outros que não suporta ver o sucesso dessas pessoas ou entidades. O desenvolvimento de qualquer empreendimento depende do empenho das pessoas que fazem parte do processo, então essa questão é: somos ajuda ou obstáculo?

Obstáculos
Em nenhum momento é fácil construir uma obra, por mais fácil que pareça ser, portanto, diante de todas elas há obstáculos, eles sempre foram maiores do que a obra a ser realizada. Na Bíblia há alguns exemplos de pessoas que foram atropeladas por outras quando realizavam ou tinha algo a realizar vejamos alguns exemplos:
1. Na construção da arca os opositores zombaram de Noé;
2. Abrão enfrentou obstáculos com membro da sua própria família;
3. José do Egito eram seus irmãos eram seus obstáculos;
4. Os maiores obstáculos enfrentado por Moisés não eram os fenômenos naturais, e sim a desobediência do povo;
5. Os obstáculos de Josué não eram os gigantes de Canaã, mas os medrosos, o encorajamento (Js 1:9);
6. O maior inimigo de Davi não foram às feras do campo, mas o Golias;
7. Os maiores obstáculos de Jó eram seus amigos;
8. Os maiores problemas de Neemias não era a reconstrução dos muros, e sim seus opositores;
9. Os maiores obstáculos de Jeremias era os da sua própria família;
10. Os obstáculos de Jesus ao realizar a obra eram seus próprios patriotas;
11. Os obstáculos de Paulo eram seus próprios companheiros na obra.

Em que os obstáculos nos beneficiam?
“O que impede a ação favorece a ação. O que fica no caminho torna-se caminho” Marco Aurélio.  Os obstáculos se fazem de caminhos para nos conduzir ao alvo que desejamos. As forças que nos impulsionam a lutar são os obstáculos, eles nos motivam a desafiá-los e nos empurram para frente, pois todos nós empenhamos esforços para superar os obstáculos, mas precisamos saber lidar com eles e descobrir maneiras de superá-los, eles continuarão até o final da vida do ser humano, porém o importante é que somos incentivados a enfrentá-los como fez Josué (Js 1:9). Os obstáculos são combustíveis que nos dá mais energia para lutar e cada superado, uma vitória a mais.

O maior arquiinimigo de qualquer indivíduo é o desânimo, ele pode ser motivado pelas dificuldades que enfrentamos na execução de qualquer obra, principalmente na realização de algo bom, no entanto não devemos nos curvar diante delas. A valentia de Neemias serve de exemplo para todos, ele não abriu mão do que já estava determinada em sua mente, a reconstrução dos muros e das postas da sua terra que haviam quebrado e derrubado. O desejo de Neemias realizar a obra foi maior que os desafios dos seus opositores (Ne 6:2,3), a sua missão estava acima de tudo, jamais o desânimo deve fazer parte do processo de construção de qualquer empreendimento.

                Cada indivíduo deve saber que os obstáculos contribuem porque eles nos forçam a buscar saídas. A água quando escorre em direção a algum lugar se verifica que ela dribla as barreiras descobrindo caminhos na qual ela possa seguir em frente, a nossa vida é assim, se num lugar encontramos bloqueio buscamos meios para encontrar saída é o jogo da vida. Se não fosse os obstáculos jamais avançaríamos para novas conquistas. Os obstáculos podem ser coisas e pessoas, mas quaisquer que sejam temos que ter um espírito de superação (Pv 24:10). A valentia e a coragem são requisitos indispensáveis, portanto jamais procuremos ser obstáculos para as outras pessoas, principalmente a vontade de Deus. Sejamos bênçãos para as outras pessoas e jamais obstáculos, facilite a vida das outras pessoas.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto