ESBOÇO 858 CAMINHE SEMPRE


ESBOÇO 858
TEMA: CAMINHE SEMPRE
TEXTO: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa...” I REIS 19:7,8.

Ao caminhar pelas estradas da vida se sente cansaço, fome e sede, às vezes se atravessa desertos que jamais pensaria atravessar, embora às vezes o indivíduo tenha tudo ao seu redor, mas ele continua sofrendo como nada possua. Quando isso acontece coisa alguma preenche as lacunas deixadas pelos desgastes sofridos, mas se posteriormente ele alcançar dias bons, contudo não se esqueça dos dias das adversidades “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem, quando forem ruins, considere...” (Ec 7:14). Não se admire quando tudo ao seu redor estiverem dando certo e o seu barco flutue nas águas com ventos favoráveis, porque os dias maus podem surgir repentinamente, você não é melhor que ninguém, saiba, pois, que a tempo de rir e de chorar, no entanto deveis se preparar para as desditas, somente assim serás forte o suficiente para superar os dias maus “Sede forte e corajoso; Ele fortalecerá o vosso ser, vós todos os que confiam e esperam no SENHOR!” (I Co 15:58ª; 16:13). Lute para superar os obstáculos sem nunca desistir! A travessia das adversidades depende da sua força, coragem e determinação, sobretudo com muita fé em Deus, as raízes da sua fé devem está bem solidificadas, somente assim serás capaz de superar qualquer obstáculo, a sua fé removerá montanhas (Mt 17:20).

Às vezes alguns indivíduos ao enfrentarem as adversidades entram em desespero e isso pode prejudicar ou retardar a sua saída do período de adversidade, razões porque o desespero pode facilitar uma precipitação em alguma decisão, pois a desesperança e a desconfiança nas possibilidades de superação podem comprometer todos os esforços. (Não há vitoria para quem não se sente motivado a lutar), esperar no Senhor é renovar as suas forças e esperanças “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Is 40:31). A águia nos dá um belo exemplo de vida e renovação, elas voam altas e não perdem a visão do seu alvo, revigorar as forças é preciso para continuar superando as dificuldades.
A dura realidade da vida precisa ser encarada com firmeza e com a consciência de que não está sozinho, o cristão deve acreditar naquilo que é sobrenatural e divino, a presença de Deus “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Is 43:2). As promessas de Deus para o seu povo sempre estiveram firmes, essa é a garantia de que ele não falha e está no controle de tudo, e as promessas através de Cristo permanecerão firmes e inalteráveis, ele não falha “Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, todas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por intermédio dele, o “amém” é proclamado por nós para a glória de Deus” (2 Co 1:20). As promessas de Cristo têm o seu amém, por essa razão estamos seguros que ele efetuará a sua vontade “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera...,” (Ef 3:20).

 Não se curve mediante as circunstâncias como fez o profeta Elias, tudo parecia acabar ali debaixo do zimbro (I Rs 19:4,5). Muitas vezes você pensa que tudo terminara ali, no entanto há muitas coisas que Deus irá realizar através de você, porquanto deixa Deus tratar das circunstâncias que te rodeiam, talvez você ache que a sua esperança esteja indo embora, no entanto ela se revigorará quando buscares a Deus em oração. Há uma frase muito conhecida que diz: “a esperança é a última que morre”, muito pelo contrário a esperança do crente em Deus vai muito mais além de uma simples expectativa (Jó 14:7-9), ela deve estar em ação, mesmo que as adversidades batam a sua porta, (perder a perspectiva em algo é retroceder na caminhada em direção ao sucesso). A sua fé é o combustível que lhe faz caminhar em direção a vitória, peça sabedoria a Deus para administrar os dias amargos.

Pr. Elis Clementino – AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto