ESBOÇO 862 DE QUEM É A VITÓRIA?


ESBOÇO 862
TEMA: DE QUEM É A VITÓRIA?
TEXTO: “Observei ainda e vi que debaixo do sol não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a peleja, nem tampouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor; mas que a ocasião e a sorte ocorrem para todos” ECLESIÁSTES 9:11

Geralmente achamos que a esperteza, agilidade, valentia e inteligência nos conduzem a alcançar o que desejamos, no entanto nem sempre procede assim como pensamos. Muitas vezes achamos que tudo está ao nosso alcance a qualquer tempo, embora tenhamos em mente um alvo a ser alcançado, mas a conquista não depende somente de nós, além de alguns fatores que nos impede há ainda a vontade soberana de Deus. Qualquer projeto e empreendimento o Senhor deve ser consultado (Lc 14:28-31). Nada é tão admirável, o mais importante é ter uma vida devocional com Deus.

Em uma competição muitos partem em direção ao alvo, mas nem todos levam o prêmio, muitas vezes pode até sair na linha de frente, mas isso não significa que ele alcançará o alvo, no entanto existem dois obstáculos a serem vencidos, os internos e os externos, ou seja, os internos estão relacionados à capacidade física do indivíduo, e os externos estão relacionados aos antagonistas que procuram impedir o nosso avanço em direção ao alvo. O pregador descobre que a oportunidade é dada a todos “Voltei-me e vi debaixo do sol não é dos rápidos a carreira, nem a guerra é dos fortes, nem mesmo dos sábios é o pão, nem dos prudentes as riquezas, nem dos eloquentes o favor; mas que o tempo e a oportunidade acontecem a todos.” (Ec 9:11). (As palavras “voltei-me” significam “eu me voltei e conclui nas minhas investigações que já havia feito”. A mensagem é que a única coisa segura é uma vida vivida com Deus.)

Os nossos projetos e o que construímos aqui para Deus não são tão importantes para nos assegurar a garantia à entrada no reino de Deus, é assim que muitas vezes pensamos que os nossos projetos e empreendimentos impressionam a Deus “Naquele tempo, perguntou Jesus: Qual de vocês, tendo um trabalhador e lavrar-lhe o campo ou a guarda-lhe o gado, lhe vai dizer, quando ele volta, “anda, senta-te à mesa”? Não lhe dirá antes, “Faz-me o jantar e serve-me e, depois de eu ter comido, podes tu ir comer? Acham que ele deve ficar agradecido ao trabalhador por este feito o que lhe mandou? Assim, também vocês, quando tiverem feito tudo o que Deus vos mandou, digam: “Somos simples trabalhadores, porque não fizemos mais do que a nossa obrigação” (Lc 17:9-10). Esta parábola se refere aos trabalhadores do reino, eu citei para mostrar que o nosso trabalho não impressiona a Deus. O que fazemos para Deus não nos isenta dos obstáculos e das adversidades, mas também não significa que Deus não leve em consideração o que fizemos aqui, no entanto podemos até apresentar os nossos feitos, porém a vontade de Deus deve prevalecer. O rei Ezequias apresentou seus feitos e foi ouvido, mas isso não é regra (2 Rs 20:2-4).

Não importa o que aconteça durante a nossa vida aqui ou o que fazemos, pois na qualidade de servos temos a obrigação de fazer para Deus e para o próximo, contudo devemos estar certo que Deus não é obrigado a aprovar tudo quanto fazemos, a não serem as boas obras. Diante de Deus ninguém se considere imune por aquilo que faz para Deus como alguém diz, ou seja, peca e cita a passagem de Davi que pecou com Bete-Saba, saiba que Deus nos ama, mas aborrece qualquer tipo de pecado, outra coisa é que Deus não é levado por posição ou classe social e nem por respeito humano. O importante é obedecê-lo e executar a sua vontade, porque dele vem à recompensa.

A nossa vitória vem do Senhor “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.” (Sl 20:7,8). A nossa vitória vem do Senhor, descansar nas suas promessas é ter a certeza que o Senhor está trabalhando a seu favor. Nas pelejas durante a caminhada devemos estar confiantes que o Senhor nos dará vitória em todas as coisas. A única coisa que é segura e vale apena e ter uma vida vivida com Deus.

Pr. Elis Clementino


Nenhum comentário:

Foto