ESBOÇO 861 LIDANDO COM AS ADVERSIDADES,

ESBOÇO 861
TEMA: LIDANDO COM AS ADVERSIDADES,
TEXTO: Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstancia. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Filipenses 4:11,12.

Algumas pessoas têm um conceito de que só são bem sucedidas se estiverem esbanjando dinheiro, glamour e donos de grandes fortunas, no entanto nem sempre essas pessoas têm paz e são felizes. O amor o dinheiro e as riquezas impedem o indivíduo entrar no reino de Deus (Mt 19:21-23; Mc 8:36), mas o que é preciso para superar as adversidades?

I. Adversidades
É tudo aquilo que é desfavorável ao homem como infelicidade, infortúnios, ou seja, acontecimentos inconvenientes e impróprios. Todo indivíduo está sujeito as adversidades, não importa o seu grau de espiritualidade, se é servo de Deus ou não, visto que dentro do plano redentor o próprio Jesus sofreu (Is 53:7; Lc 22:4; Jo 19:1-42).

II. O que aprendemos com as adversidades?
1. Que somos dependentes unicamente de Deus (Jo 15:5b).
2. Reconhecemos que as nossas fragilidades não são sinais de fracasso (Fl 4:13).
3. Que dependemos dos outros.

III. As nossas necessidades nos conduzem a Deus.
1. Na doença; (Is 38:1, 2)
2. Na peleja contra os nossos inimigos; (1 Cr 20:3,4).
3. No desemprego (Lc 16:3, 4 - Precaução).
4. Nas necessidades espirituais, procuramos avivamentos em Deus. (Hb. 3:2; 17; 18).

IV. Nem sempre conseguimos nos livrar das adversidades
1. Cada pessoa tem suas dificuldades, e alguns delas ela carrega para o resto da vida, certamente Deus dará outros meios para conviver com elas.
2. Deus se utiliza de cada um com as suas próprias dificuldades. Na história bíblica consta que muitas pessoas foram usadas por Deus com seus problemas entre eles Moisés (Ex 3:15,16); Gideão o menor (Jz 6:15); Isaías de lábios impuros (Is 6:5); Paulo orou para ser livre do espinho na carne (I Co 12:9);

V. As adversidades não nos impedem de sermos usados por Deus.
1. As adversidades são obstáculos naturais em nossos caminhos, mas é importante saber que nem sempre são os nossos inimigos porque eles contribuem de alguma forma para o nosso bem (Rm 8:28).
2. Nem todos os dias são brilhantes, as adversidades estão por toda parte ofuscando o nosso viver;
3. Há tempo pra todo propósito (Ec 3:1-8);
4. Há dias de ganhos e dias de perdas;
5. Saiba que cada perda não deve ser interpretada como uma derrota final, dizer que vamos vencer sempre, não passa de uma (utopia ou fantasia).
6. Nas derrotas surgem oportunidades para um novo começo; “... Na derrota adquirimos a oportunidade de recomeçarmos (Henry Ford), ele fracassou cinco vezes antes de ser bem sucedido, e foi um grande exemplo de persistência.
7. O que devemos fazer é lutar e nunca desistir, nunca perca a esperança (Rm 12:12).
8. “Nunca é tarde para a esperança. É através dela que o tempo mostra aquilo que está por vir” (José Selgas).
9. “Nunca prive uma pessoa da esperança; pode ser que seja a única coisa que ela tenha”. (George Eliote).
10. Nem Todos que fracassam são fracassados.
11. Os projetos das grandes coisas são aprimorados através dos protótipos.
12. O inventor da lâmpada Thomas Edson na virada do século XX, testou mais de 600 vezes até conseguir. Quem não experimenta derrotas é quem não se atreve, e quem não experimenta novas derrotas é quem se acovarda “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena” (Pv 24:10).

Jamais devemos ignorar as adversidades, mas saiba, porém que você tem grandes chances de superá-los, mas depende do indivíduo, pois nenhum homem vem ao mundo com a missão de ser derrotado. Mediante todas as adversidades ainda temos a oportunidade de sermos usados por Deus para alguma obra que sirva para a felicidade do próximo. Deus nos dê a capacidade para entender e não ignorar que todas as coisas que sofremos nesta vida servem de aprendizado, decerto “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que servem a Deus e são chamados pelo seu decreto” (Rm 28:8).

Pr. Elis Clementino – AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto