ESBOÇO 883 OS CONSELHOS E SUAS FONTES


ESBOÇO 883
TEMA: OS CONSELHOS E SUAS FONTES
 TEXTO: Belo conselho você ofereceu a quem não é sábio, e que grande sabedoria você revelou! 
Jó 26:3; Pv 13:10.

Todo indivíduo necessita de aconselhar e ser aconselhado para diversos fins na vida, seja pessoal ou espiritual. O aconselhamento serve para ajudar as pessoas a serem aperfeiçoadas em quaisquer finalidades, mas faz-se necessário saber a sua procedência. Conselhos significam; parecer, opinião, sugestão e recomendação sobre qualquer coisa que se pede razão. Cada conselho deve ser analisado antes de ser posto em prática, ele deve vir na hora certa, de forma que produza resultados satisfatórios (Pv 10:17).

I. Fontes
Não é de qualquer fonte de aconselhamento que deve ser recebido (Pv 15:22), e, sim, de pessoas experientes e maduras, ou seja, pessoas idôneas que tenha a capacidade para aconselhar (Ex 18:19-23; 1 Rs 12: 6,7; Pv 11:14), pois dependendo da fonte os resultados podem ser ou não satisfatórios, mediante esse conceito as pessoas devem está sempre atenta.

II. Os Sábios
As pessoas sábias ouvem com atenção os conselhos porque julgam serem importantes, elas reconhecem o seu valor e a sua contribuição. Os sábios ouvem os conselhos cuidadosamente (Pv 12.15; 21.11; 14.15,16).

III. Conselhos que não devem ser ouvidos
Devemos estar distantes dos conselhos dos ímpios e daqueles que nada somam em nossas vidas, “Porque os caminhos dos ímpios é como a escuridão; não conhecem aquilo em que tropeçam.” (Jó 21:16b; Pv 12:5; Sl 1:1). As pessoas imaturas e menos experientes, necessitam ter cuidado. Roboão deixou os conselhos dados pelos idosos, para pedir aos seus amigos jovens que conviveram com ele na infância, estes o aconselharam de forma incorreta (1 Rs 12:8-11). Faça uma avaliação dos dois resultados entre os conselhos dos anciões e dos jovens amigos de Roboão, ele não deu ouvido aos conselhos dos mais velhos que estavam inteirados do clamor do povo por justiça pedindo-lhes que aliviassem as cargas e impostos praticados pelo seu pai. Os anciões apenas lhe pediam que alivia-se o sofrimento do povo, mesmo assim Roboão preferiu consultar os mais novos que eles orientaram ser mais duro para com o povo, e lhe disseram dize ao povo que o teu dedo medinho era mais grosso do que o do meu pai (I Rs 12: 3-14). A seu ver esses conselho seria o mais apropriado naquele momento, porém o resultado não foi agradável resultando na divisão do seu reino.

“A vida espiritual tem dessas coisas, é preciso conversar com Deus antes de tomar uma decisão, porque uma escolha mal feita acaba comprometendo muitas vidas. no tabuleiro de Deus, as peças não estão soltas, isoladas, ao oposto, há uma sintonia, uma harmonia tremenda entre todas as peças, já que somos pétalas de uma mesma rosa, somos um inteiro dividido e unido em suas partes: a igreja de Jesus.”

Aqueles conselhos que recebemos de algumas pessoas que são fontes confiáveis são bem-vindos. Os tolos são aqueles que não conhecem quanto vale um bom conselho, alguns até dizem: se eles fossem bons não se dava, vendia. O cristão deve buscar conselhos e segui-los desde que estes não comprometam a sua vida devocional e contrarie a vontade de Deus. Amados, tenhamos cuidado com certos conselhos que nada acrescentem para o nosso bem, especialmente o dos ímpios “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1.1).

Pr. Elis Clementino – AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto