ESBOÇO 887 A SÍNDROME DA GRANDEZA


ESBOÇO 887
TEMA: A SÍNDROME DA GRANDEZA
TEXTO: “Doze meses depois, quando o rei estava andando no terraço do seu palácio real em Babilônia, disse: Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade?” Daniel 4:29,30

                O senso humano é quem controla as aspirações ou sentimentos, quando ele não faz a ponderação, ou seja, um justo ajuizamento das suas idéias, a partir dali ele dará início a uma série de erros. O orgulho começa quando o indivíduo supervaloriza a sua própria obra e deprecia a dos outros, quando o homem se ufana do que faz e toma toda glória para si eu considero uma síndrome da grandeza. Ninguém faz sozinhas pequenas ou grandes obras, em quaisquer que sejam envolvem muitas pessoas, no entanto somente os humildes compreenderão isso.

1. Significado:
O que é a síndrome?
a) Conjunto de sinais e sintomas observáveis em processos patológicos diferentes e sem causas especificas; b) Conjunto de sinais ou de características que, em associação com uma condição critica, são passíveis de despertar insegurança e medo.

2. Características da síndrome da grandeza
2.1. O orgulho, o indivíduo se sente acima de tudo e de todos.
2.2. A autossuficiência, ninguém mais é capaz a não ser ele, além de depreciar as obras das outras pessoas.
2.3. O egoísmo,
Os egoístas não dividem nada com ninguém, o lema é: tudo meu, nada teu, além de serem exclusivistas;
2.4. Sem capacidade de interagir, o egóista não interage com ninguém, para que não se tornem iguais a elas.
2.5. Não vê e nem escuta, a síndrome da grandeza conduz o indivíduo a cegueira e a surdez, e quando é orientada aceita apenas aquilo que lhe é mais conveniente (2 Cr 10:8-15).

Deus exaltou Nabocodonozor
Primeiro Deus exalta o homem, mas quando o ele não reconhece o que Deus fez certamente Deus o abaterá (Pv 16:18,19); “Assim diz o Eterno Todo Poderoso, o Deus de Israel: Eu fiz a terra, os seres humanos e todos os animais que nela estão por intermédio do meu magnífico poder e através do meu braço estendido, e dou-a a quem Eu entender que devo dar. Sendo assim, agora, pois, Eu mesmo entrego todas as nações nas mãos do meu serviçal Nabucodonosor, rei da Babilônia; dou-lhe até mesmo os animais selvagens, para que o sirvam.” (Jr 27:5-6; 28:14).

O home que está em honra e não tem entendimento é como os animais que perecem (Sl 49:12,20). Nabucodonosor agiu loucamente ao ver a sua majestosa construção “a Babilônia” contraiu toda glória para si, e a mais a alguém; (1) Se gloriou das próprias obras; (2) Fez todas as coisas com seu enorme poder; (3) Construiu para a glória da sua própria majestade (Dn 4:29,30). Aqueles que têm a síndrome do poder agem de maneira isolada não atribuindo a participação das outras pessoas, nem mesmo a Deus que lhes concedeu a oportunidade para realizar a obra.

3. As consequências
3.1. Caiu num grande abismo;
3.2. Perdeu a consciência;
3.3. Foi afastado do convívio social;
3.4. A queda (Pv 16:18).
3.5. Conviveu com os animais;

                Amados irmãos, a síndrome da grandeza tem afetado muitas líderes em pleno exercício da liderança, principalmente quando é reconhecido e chega ao topo da fama, ou em qualquer posição por mais simples que seja na sociedade ou na igreja. Amados nenhuma obra pequena ou grande não pense que é exclusivamente sua como fazem muitos e nem atribua a honra que tenha para realiza pela sua capacidade, pois saiba que ela vem de Deus (2 Co 3:5,6). O orgulho nos faz pensar que somos melhores que os outros em tudo o que fazemos. Os orgulhosos não se submetem as suas lideranças e muito menos a Deus, não mostre que você tem mais capacidade que os outros, mas há um Deus que é juiz e pesa em sua balança fiel (Jó 31:6.7); “Pese-me em balança justa, e saberá Deus a minha sinceridade, Se os meus passos se desviaram do caminho, e se o meu coração segue os meus olhos, e se às minhas mãos se apegou qualquer coisa,” (Jó 31:6,7). Deus conhece os corações, ele abate os exaltados e exalta os humildes (I Sm 2:7,8; 1 Pe 5:5). O orgulhoso somente despertará do seu engano quando humilhado até o chão. A nossa glória está em Deus e não em nós (Jr 9:24). Tudo o que você fizer na obra de Deus, conte com às outras pessoas. Nada façais por contenda ou por vã glória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmos. (Fp 2:3).

Pr. Elis Clementino – AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto