ESBOÇO 902 EQUIDADE


ESBOÇO 902
TEMA: EQUIDADE
TEXTO: “seja a vossa equidade notório a todos os homens. perto está o senhor.” filipenses 4:5

Equidade é um dos pré-requisitos necessário para todas as pessoas, ela é exigida por Paulo em sua carta aos filipensses, essa virtude é atualizada para todas as épocas, pois é uma virtude que enobrece qualquer indivíduo principalmente o cristão. Nesse assunto rapidamente falarei sobre a equidade como característica do cristão.

I. Equidade - um vocábulo que procede do latim “equitas”, no nosso idioma significa atitude de comportamento como respeito à igualdade de cada um, também imparcialidade e qualidade que revela bom senso e justiça. Os que vivem o evangelho de Cristo necessitam ter esse equilíbrio controlando as emoções. A nossa equidade deve ser notório a todos, por isso o modelo de vida cristão deve ser exemplar, pois o cristão tem a responsabilidade de ser um guardião do evangelho.

II. A falta de equidade produz:
(1) Individualismo, tendência de quem vive exclusivamente para si, sem solidariedade, egoísmo, egocentrismo, essas qualidades levam os cristãos a não desenvolverem a sua fé em Cristo.
(2) Parcialidade, parcialismo “ação de ser parcial”, aquele que toma partido, isso é muito ruim para o cristianismo.
(3) A insensatez, falta de senso ou de juízo, loucura, imprudência;
(4) Injustiça, aquele que violam direitos (Is 10:1,2);
(5) Falta de amor, ela está em decadência, esse é um dos claros sinais da volta de Cristo (Mt 24:12). Esse sinal é visto dentro da igreja de Cristo, o amor está sendo substituído pelos interesses pessoais.

A vida cristã contrabalanceada acontece através do conhecimento da palavra de Deus, pois ela reflete em todas as áreas das nossas vidas, por essa razão devemos buscar equilíbrio e não negligenciar o que nos é ensinado através dela. Ter equidade é uma necessidade, desconhecer esse fundamento é um perigo, porque o nosso sucesso depende da observação da palavra (Pv 3:21-24). 

Pr. Elis Clementino


Nenhum comentário:

Foto