ESBOÇO 903 ADORAÇÃO AO SENHOR


ESBOÇO 903
TEMA: A ADORAÇÃO AO SENHOR
TEXTO: SALMOS 100:1-5

O salmista conclama todos a celebrarem ao Senhor, neste salmo encontramos várias exortações respeitáveis. É importante saber que a nossa celebração a Deus não deve ocorrer somente nos momentos faustosos da vida, mas também nos momentos obscuros, ou nas adversidades quando quase ninguém nos contempla; somente Deus. Igualmente, levemos em consideração dois períodos durante a nossa vida: o dia da prosperidade e o dia da adversidade (Ec 7:14). Salomão enfatiza que todos devem considerá-los, na prosperidade ele diz: goze bem, mas com equilíbrio, na adversidade ele pede que considere refletindo as atitudes. A celebração ao Senhor é um ato de gratidão que muitas vezes não envolvem palavras, mas sentimentos de ações de graças. Nesse comentário razoarei sobre o valor da adoração e como as pessoas agem quando celebram ao Senhor.

I. Celebrar
Festejar ou solenizar, essa ação sempre acontece em momentos de alegria mediante algum acontecimento propício a isso, é o que fazemos quando abrimos os nossos corações para Deus, esse é o reconhecimento da magnitude da sua grandeza, e de tudo que ele tem realizado em nosso favor. A nossa maneira de expressar com esse festejo nos levam às vezes exceder um pouco, a ponto de chamar a atenção de outras pessoas que às vezes nos ignoram. Cada um tem a sua maneira própria de celebrar, enaltecer, adorar e agradecer. Há um ato de adoração praticado por Davi quando trazia de volta a arca do Senhor para Jerusalém, nesse percurso o rei quebrou protocolos reais para festejar a volta da arca da aliança que havia sido tomada, (I Cr 15:25-28), Milcal, sua mulher, vendo aquela maneira do seu marido adorar ao Senhor  o desprezou em seu coração, para ela aquela atitude era vergonhosa e ridícula (I Cr 15:29), pois é assim atualmente muitas pessoas ignoram fazem chocarrice quando estamos adorando ao Senhor, embora os que criticam fazem coisas imorais e horríveis, mas para eles são normais “o homem natural e pecaminoso não compreende”, mas quais os motivos para tudo aquilo que Davi praticou na presença dos seus servos e servas? (1) Na presença de Deus há júbilo, pois a arca da liança representava a presença de Deus; (2) foi uma grande conquista tomar a arca de volta; (3) Para Davi pouco importava o desprezo, pois Deus havia feito muito mais do que ele merecia; (4) Davi ofereceu sacrifícios pacíficos com holocaustos, abençoou o povo, e repartiu para o povo de Israel, pão, carne e um frasco de vinho (I Cr 16:1-3).
Dois fatos importantes envolvendo duas mulheres aconteceram nos dias de Jesus Cristo, uma que entrara na casa do fariseu e a outra no jantar na casa de Lázaro, ambas tiveram atitudes impressionantes, elas levaram consigo unguentos preciosos e lançavam sobre os pés de Jesus (Lc 7:39; Jo 12:3), nos referidos texto ambas foram criticadas, mas estavam crentes que o sentimento de gratidão não tem preço e nem prescreve, a razão maior era o que elas haviam recebido do Senhor.

II. Formalismo
O formalismo tem feito com que muitos cristãos adorem a Deus de maneira engessada, por isso muitos cultos pentecostais se tornam frios, as pessoas não abrem o coração para glorificar a Deus, isso para não ser ridicularizada pelos formais, para os tais qualquer atitude de celebração ao Senhor incomoda. Os sentimentos de gratidão nos levam a expressar com adoração perante Deus pelas razões “O que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito” (Sl 116:12).

                O sentimento de adoração não tem preço, quem adora de verdade adora sem reservas, pois o mais admirável não os valores das especiarias, mas que o sentimento de gratidão extraído do coração valia mais do que o balsamo, pois o que estava sendo levado em consideração era a sinceridade do coração. Devemos dar a Deus o melhor do coração, em quaisquer que seja as circunstâncias, gemendo ou chorando, com lágrimas ou sem, dê o melhor! Os sentimentos de adoração vão muito além, é envolver-se nos mistérios de Deus, em espírito, alma e corpo “Importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade” (Jo 4:24). Devemos pedir a Deus que esse sentimento de gratidão jamais desapareça dos nossos corações, e porque não dizer do meio cristão. Muitos cristãos dizem que estão louvando e adorando a Deus, quando na verdade está massageado o ego das pessoas, isso é perigoso porque afasta as pessoas da finalidade do louvor e da adoração a Deus, essa maneira levam as pessoas a focarem a sua fé somente naquilo que lhes tragam benefícios ou favorecimentos tipo “Eu quero estar no palco e te ver lá em baixo na platéia”, são expressões que não condizem com as escrituras, isso pode ser qualquer outra coisa, como um desabafo contra alguém, menos o louvor ou adoração a Deus. Existem pessoas que cantam até hinos para provocar os vizinhos. A Bíblia não ensina adorar dessa maneira leviana e irresponsável, e nem de lábios (Mt 15:7-9). Adoremos com humildade e com um coração sincero.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto