ESBOÇO 909 O QUE HÁ DO CORAÇÃO?


ESBOÇO 909
TEMA: O QUE HÁ DO CORAÇÃO?
TEXTO: I SAMUEL 16:7

O coração, em toda a Bíblia sagrada o coração é mencionado como um orgão executor dos nossos pensamentos, desígnios e ações, isso foi mencionado pelo próprio Deus (Ex 25:2), sendo assim não erraramos em mencioná-lo também. Rapidamente falarei sobre esse orgão tão importante para a vida humana, o coração.

O que significa o coração na bíblia?
Sabe-se que o coração é um orgão responsável pela circulação sanguinea em nosso corpo, ele é mencionado 300 vezes na bíblia como o centro executor de todos os nossos atos, porquanto o cérebro e o coração humano são tratados como orgãos que tenham as mesmas funções, embora as manobras realizadas pelo cérebro reflitam no coração, pois o cérebro necessita mais do coração do que o coração do cérebro, ou seja, o coração bombeia o sangue para o cérebro, pois uma passoa pode ter o cerebro paralizado e coração continuar batendo. Uma reação do cérebro pode ser sentido não somente no coração como as alterações das batidas, mas também em todo corpo (2 Sm 24:10), outrossim, quando um indivíduo faz transplante de coração nada altera do seu caráter, ou seja, nada muda no seu comportamento, isso mostra que o cérebro, mente ou alma é o centro de comando do nosso corpo, onde são processados os pensamentos e as decisões.

O que Jesus falou sobre o coração?
A linguagem mais comum e conhecida da humanidade era que do coração emanava todas as coisas boas e ruins (Mt 7:21; 15:19), no meu pensar, Jesus se expressou em uma liguagem que mais o povo conhecia “o coração”, portanto mente, alma e coração são usados como sinônimos (Dt 6:5; 10:12; Mt 12:30), esse é um conceito antiguissímo, e na atualidade pensa-se assim. Podemos citar alguns textos bíblicos “O homem no seu coração faz planos (Pv 16:1); “Enganoso mais do que todas as coisas é o coração do homem” (Jr 17:9); Uma das exigência para a santidade é um coração puro; Jesus falou sobre o que sai do coração do homem é aquilo que o contamina; a boca fala do que o coração que está cheio; do coração saem os bons e maus pensamentos, ele não errou em se expressar dessa maneira, pois como disse anteriormente no conceito humano sempre foi que tudo provinha do coração, Jesus usou uma liguagem figurada conhecida de todos. Não se sabe o que há no coração do homem, a não ser Deus (I Sm 16:7), ou que seja reveledo de alguma maneira pelo próprio homem, por isso Jesus ensinos sobre o que há no coração do humano.

Há certos comportamentos do ser humano que podem indicar algo que está sendo trabalhado em sua mente, seja algo bom ou ruim. As mudanças no interior do homem são conhecidas pelo seu comportamento (Gn 4:6). “O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com perversidade na boca, acena com os olhos, arranha os pés, e faz sinais com os dedos. No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas” (Pv 6:12-14); “O homem mau, fecha os olhos para imaginar perversidades; mordendo os lábios, efetua o mal” (Pv 16:30). Essas ações demonstram o que está sendo trabalhado no interior do homem, pois a ciência mostra que o corpo fala após a morte, ou seja, indicando a causa morte.

                A nossa mente é encarregada de planejar as coisas boas e ruins, isso depende da parte predominante, no entanto o indivíduo tem a capacidade dada por Deus de dominar (Gn 4:6). Os maus e bons pensamentos podem surgir devido à natureza pecaminosa do homem, por isso cada indivíduo deve filtrar de maneira que somente as coisas boas prevaleçam em sua mente, mas isso só é possível através do dominio próprio. Cada indivíduo deve controler suas emoções e impulsos, pois se assim não for certamente ele sofrerá as consequências. Todo ser humano tem a capacidade de controlar as suas vontades, conter-se desses desejos é negar-se a si mesmo, guardemos não somente as nossas mentes das coisas más, mas todo corpo seja santificado para realizarmos as boas obras, guardemos os nossos corações (Pv 4:23).

Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto