ESBOÇO 908 ANA, UMA MULHER ESTÉRIL.


ESBOÇO 908
TEMA: ANA, UMA MULHER ESTÉRIL.
TEXTO: I SAMUEL 2: 1-11

Existem situações extremas que não encontramos saídas, a única coisa que nos resta é orar a Deus, ele é o único que nos conduz a saída. Na bíblia temos dois exemplos típicos, a história de Abrão e Ana, ambos os casos nos edificam muito, porque nos levam a compreender que somente Deus tem à solução dos nossos problemas.

I. Evite manobras
As manobras são atalhos para chegarmos a algum lugar ou realizar algo que desejamos com mais facilidade, ou seja, encurtar o caminho. É aquela espécie de jeitinho que damos para facilitar alguns acontecimentos que nos favoreçam, no entanto muitas vezes elas dão erradas, e ao invés de ajudar atrapalham. Três coisas são necessárias fazer: crer, confiar e esperar no trabalhar divino, pois dele, segundo a sua vontade vem à solução para os nossos problemas. “Deus opera em nós tanto o seu querer quanto o efetuar” (Fp 2:10). Destaco dois casos importantes nesse comentário, o de Sara mulher de Abraão que já era de idade avançada e não tinha filhos, e consequentemente não teria herdeiro, isso lhe causava profundos sofrimentos, pois os costumes das mulheres já haviam cessado e não havia mais nenhuma possibilidade da sua parte de gerar filhos. Na casa de Abrão havia um escravo Eliezer o Damasceno, mas para o casal seria ideal um filho nascido em casa, mas vendo Sara que não havia essa impossibilidade aconselhou o seu marido a deitar com a sua escrava Hagar para ela gerasse um filho e este seria o herdeiro (Gn 16:1-4). Ana não tinha como fazer ou encontrar um caminho mais fácil para ter um filho, pois ela era estéril, Essa era uma manobra muito ariscada e tinha tudo para não dar certo, pois quando os nossos propósitos estão fora da vontade do Senhor não trazem benefícios, eles apenas contribuem para outros episódios com consequências muitas vezes irreversíveis. Após Hagar conceber Ismael, Deus aparece a Abraão e renova as suas promessas prometendo-lhe um filho cujo nome seria Isaque (Gn 18:10-15).

Interessante é que quando as coisas dão certas não há acusação, mas quando dão erradas não queremos assumir a culpa, vejam bem; com o nascimento de Isaque se iniciou um grande conflito e um jogava a responsabilidade sobre o outro (Gn 16:5), ora! Sara mesma havia criado um grande problema para eles, depois de criado o problema somente Deus poderia dar a solução. Não se conserta um erro com outro erro, outra situação é gerada resultante do erro e Sara mandar Hagar embora com seu filho sem consultar a Deus, e os problemas das heranças entre os descendentes Abraão (Isaque e Ismael) essa disputa continua até hoje.

Ana era humilhada por Penina mulher de Elcana por não ter filho, isso lhe causou um intenso sofrimento, de maneira que a sua alma se angustiou, nessa situação só lhe restava orar a Deus. Ana servia a Deus sob a proteção espiritual do sacerdote Eli, que ao vê-la balbuciando com os lábios a teve como embriagada. A humildade de Ana foi quem a levou a ser vitoriosa (adiante da humildade vai à honra), o líder que há humilhou tratando-a como embriagada, foi o mesmo que a abençoou dizendo-lhe: o Senhor te conceda o que deseja o teu coração (I Sm 1:15).

                Deus ainda é o mesmo, e sempre esteve no comando de todas as coisas, operando do seu povo o seu querer, ele muda circunstancias, não importando quais, ele é o Deus do passado, é no presente e será o Deus do futuro. Muitas vezes não entendemos e nem temos paciência em esperar o trabalhar dele, por isso nos precipitamos criamos as nossas próprias manobras, e assim pagamos um alto preço. A nossa confiança e as orações são indispensáveis para nos garantir a vitória. Devemos ter humildade e entender que os ouvidos do Senhor não estão agravados para que não nos escute (Is 59:1). Esperar no Senhor é a melhor opção para as nossas decisões.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto