ESBOÇO 947 AS OPORTUNIDADES.


ESBOÇO 947
TEMA: AS OPORTUNIDADES.
TEXTO: ECLESIASTES 3:1; EÉSISOS 5:16

Dentro do fator tempo estão às oportunidades, tanto um quanto o outro passam, há tempo e modo para todo propósito debaixo do céu (Ec 3:1), mesmo sendo na esfera do universo ou aqui no mundo em que vivemos. No que concerne ao homem tanto as coisas do cotidiano quanto as relacionadas à eternidade tem o seu tempo e modo, pois as oportunidades são facultadas a todos os homens durante a sua existência, tanto para realizar, quanto receber.

I. O homem e as oportunidades
Desde o princípio, o homem tem as grandes oportunidades para construir e fazer as suas escolhas, certas ou erradas, mas todos hão de fazê-las. Adão foi-lhe facultada à oportunidade de escolher e decidir em ambos os aspectos na vida, social e espiritual.

Algumas ações consideráveis:
1. Faça as suas escolhas, ninguém pode escolher por você.
2. Fazer investimento (Mt 25:26,27);
3. Prestar serviços, tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento. (Ec 9:10; Mt 23:11);
4. Escolher o seu destino espiritual (Dt 30:15; Jr 21:8; Mt 3:13-14);
5. Decidir seguir a Cristo (Jo 6:68,69);
6. Arrepender-se (Jr 8:20);
7. Ser seu discípulo (Lc 9:23-26);
8. Preparar-se espiritualmente (Mt 25:10).

II. A responsabilidade é pessoal
O homem é responsável pelas perdas de oportunidades sejam quais forem os fins, a responsabilidade é exclusivamente dele, além disso, ele não deve transferir a terceiros, ou seja, não culpe ninguém quando suas escolhas forem erradas e nem o seus fracassos. “É que na vida é mais fácil culpar alguém por uma frustração do que buscar uma solução.” Thayná Pençonha; “É fácil culpar alguém por uma decepção, difícil é reconhecer que a escolha foi sua.” Vilany Campos

III. Serviço cristão
Se escolhermos serviço cristão, saiba, porém, que esse serviço deve ser exercido de maneira espontânea (Mt 9:37; Jo 4:35; At 16:9) empregando parte do seu tempo na obra de Deus aproveitando o máximo que poder (Ec 9:10), contudo esse tempo deve ser empregado com sabedoria para que não prejudique ou comprometa a manutenção da sua família (At 18:3; 2 Ts 3:7-8; Pv 31:27). Há pessoas que servem a Deus sem se preocuparem com o seu futuro e nem o da sua família (I Tm 5:8). Viver do evangelho só se tiver uma chamada específica que possa ter seu sustento, pois todos devem saber que o tempo não espera por ninguém, o tempo de fazer passa, essa é uma realidade a todos debaixo do céu.

A nossa vida devocional com Deus leva em conta o tempo que aplicado, o cristão não deve esquecer dessa parte que é de extrema importância para a sua vida espiritual. O tempo que empregamos na obra de Deus deve ser com entendimento para que não prejudique o seu emprego, o que mantém a sua família. Eu conheço pessoas que largaram o emprego para aplicar o seu tempo na obra da evangelização, no entanto ele sacrificou a família, não foi isso que Paulo recomendou, ele mesmo deu exemplo de uma vida de trabalho muitas vezes duro, precisamos entender essa realidade, embora seja difícil de convencer alguém nesse ponto de vista (At 20:34). Trabalhando podemos ajudar outras pessoas e a obra de Deus, levemos em consideração isso.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto