ESBOÇO 947 OS MAIORES MANDAMENTOS.


ESBOÇO 946
TEMA: OS MAIORES MANDAMENTOS.
TEXTO: MARCOS 12:28-33

Os dois mandamentos citados por Jesus são paráfrases dos escritos antigos para torná-los mais inteligível, ou seja, acessível. Muitos estudiosos e doutores da lei daquela época procuravam cumprir a risca toda a lei mosaica, portanto de alguma maneira eles procuravam encontrar falhas nas pessoas para condená-las e julgá-las conforme a lei, essa estratégia eles usaram para encontrar em Jesus algumas contradições nos seus discursos. No texto que destacamos quando um perito da lei fez a ele perguntas interessantes.

Qual o maior mandamento?
Um dos mestres da lei, vendo Jesus ser interrogado e dando respostas precisas aproximou-se e lhe fez essa pergunta: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” De maneira coletiva chamando a atenção de todos Jesus respondeu dizendo: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes (Mc 12:30,31)

Amar o próximo
O amor ao próximo é a maior prova de quem ama a Deus, na lei de Moisés incluía o amor ao próximo, à ordem divina era cuidar do próximo, mesmo que fossem; pobres, estrangeiros e viúvas (Lv 19:9-10; 23:22), contra esse mandamento não há lei. Amar ao próximo é extensivo a todos, tanto aos amigos quanto inimigos, todos estão incluídos na lei do amor (Ex 23:4,5; Pv 25:21). Jesus ensinou que devemos amar os nossos inimigos (Mt 5:44), se os nossos inimigos caírem não devemos nos gloriar (Pv 24:17), pois fazer o bem sem olhar a quem é mais que um princípio cristão. A aplicação da lei do amor é uma necessidade universal, o amor é à base de todo bem, quando pomos em prática estamos provando que amamos a Deus (I Jo 3:17; 4:3,20). Certo conhecedor da lei perguntou a Jesus: o que devo fazer para entrar na vida eterna? Jesus perguntou-lhe: você conhece os mandamentos, ele respondeu conheço, Jesus pergunta: e como você a lê? E tentando se justificar perguntou a Jesus, quem é o próximo? (Lc 10:26-36).

Parábola do amor
Com muita sabedoria Jesus apresentou uma parábola para mostrar-lhe quem seria o próximo dizendo: Descia de Jerusalém para Jericó um pobre Judeu que caiu nas mãos dos salteadores, e este ficou quase morto, mas no momento passando pelo mesmo caminho um sacerdote viu o pobre homem e nada fez, logo após passou também um levita e fez o mesmo, embora tivessem sidos constituídos por Deus para cuidar do templo, das pessoas e dos louvores a Deus. Após passarem eles, também se aproximou um viajante, e este era samaritano, ele também poderia fazer o mesmo, até porque pela rivalidade religiosa ele poderia recusar e ir embora, por isso Jesus usou a figura desse samaritano, mas fez exatamente os que o sacerdote e o Levita não fizeram, ele cuidou do homem passando azeite nas suas feridas e colocando-o em sua cavalgadura o levou para ser cuidado em uma estalagem pagando uma primeira quantia e de volta se necessário pagaria o restante, esse homem priorizou a vida dando prova do amor ao próximo.

O amor ao próximo é enfatizado em todas as escrituras. O apóstolo Paulo foi muito mais adiante com o que escreveu na sua carta à igreja de Coríntios (I Co 13:1-7). É importante que o amor ao próximo seja posto em prática por todas as pessoas sem depender de religiosidade, mais precisamente os cristãos que ultimamente tem dado péssimo exemplo nesse ponto de vista, isso o que acontece, o que vimos é o esfriamento do amor (Mt 24:12). Uma das maiores frases de Jesus Cristo foi: “Ame o próximo, como a ti mesmo”. Se você não se ama, jamais amará alguém.

Saiba que o amor ao próximo não conhece fronteiras ideológicas e religiosas, faça como fez o samaritano.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto