ESBOÇO 948 DUAS COISAS QUE DEVEMOS PRESERVAR.


ESBOÇO 948
TEMA: DUAS COISAS QUE DEVEMOS PRESERVAR.
TEXTO: Meu filho guarde consigo a sensatez e o equilíbrio nunca os percam de vista. PROVÉRBIOS 3:21

Existem valores que não podemos desprezá-los, eles devem nos acompanhar até o final da nossa vida, são elas a SENSATEZ e o EQUILÍBRIO, embora ambas sejam sinônimas agregam outros valores em nossas vidas, contribuindo para o nosso sucesso em todos os aspectos. Elas devem ser levadas em consideração por serem indispensáveis no nosso cotidiano.

A sensatez
O bom senso capacita o homem para um melhor discernimento daquilo que errado ou certo, somente com a sensatez ele conseguirá alcançar isso. A sensatez faz o homem conduzir a sua própria vida com segurança “Então você seguirá o seu caminho em segurança e não tropeçará” (Pv 3:23). Essa virtude eleva o homem há altos patamares da vida, além de demonstrar a sua capacidade espiritual. 

Equilíbrio
Ser comedido é uma virtude que poucos têm, pois o comedimento tem tudo a ver com a nossa espiritualidade, pois o desenvolvimento da nossa vida devocional, da comunhão com Deus e o nosso crescimento espiritual depende de como nos comportamos na nossa maneira de agir. O equilíbrio nos leva a edificar o nosso templo espiritual com segurança.

Pensar e agir
Todo indivíduo é responsável pelas decisões que toma, portanto isso ele precisa pensar antes de agir, pensar e não agir ou agir sem pensar, esta última é bastante comprometedor. Muitas pessoas não têm ciência dos resultados de uma ação impensada. Muitas pessoas perdem a vida por agirem impensadamente. A recomendação de Salomão foi e continua sendo de muita valia para os nossos dias. As explosões emocionais têm gerado muitos problemas na sociedade contemporânea, isso se deve ao crescimento populacional e um mundo globalizado, onde todos correm em busca dos seus ideais, com isso o estresse toma conta da humanidade e acontecem essas explosões.

A sensatez e equilíbrio são necessários para que o indivíduo busque soluções para seus problemas sem, contudo criar situações sem que prejudiquem outras pessoas. A recomendação é: “não os perca de vista” guarde consigo sem perder o foco, pois a maneira de agir deve ser bem ponderada para que não haja prejuízos pelas decisões tomadas, isso também significa domínio próprio. Cada decisão a ser tomada faz-se necessários pensar bem.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto