ESBOÇO 949 O DISFARCE.


ESBOÇO 949
TEMA: O DISFARCE.
TEXTO: 1 REIS 14:1-5

O disfarce é usado para esconder a realidade de algo, ou mesmo a aparência real de coisas e indivíduos, há vários tipos de dissimulações, muitos usam essa tática com a finalidade de enganar as pessoas. Esse método é muito antigo, mas atualmente tem se tornado muito habitual, o disfarce não dura muito, pois o tempo se encarrega de revelar a verdade. Neste assunto discorrerei um caso típico de disfarce na Bíblia e os males que eles podem causar.

A camuflagem
O homem pode mudar a aparência mas não a sua essência,  pois a aparência e o caráter não podem permanecer por muito tempo, em algum momento a realidade aparece. O disfarce conduz o indivíduo há sofrerem algumas consequências, como a perda de confiança e amizades, nesse momento ele descobre que enganou a si mesmo.  “O maior engano de um homem é tentar enganar a si, e depois os outros.” O disfarce levou o rei Acabe a perder a sua própria vida na guerra (I Rs 22: 30-34). O seu disfarce custou-lhe a vida.

Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.” Abraham Lincoln.

“Pessoas mentirosas e dissimuladas até conseguem enganar as outras, mas com o tempo elas se enrolam nas suas próprias mentiras e a máscara cai.” Hemerson Santos.

A idolatria de Jeroboão
O rei Jeroboão entrou pelo caminho da idolatria, mesmo depois de ter sido advertido pelo profeta enviado por Deus (I Rs 13:3-6), mesmo advertido Jeroboão continuou na prática do pecado (I Rs 13:33), com receio do que havia feito não podia consultar os profetas do Senhor. Quando o homem entra no cainho mau ele não aceita correção, mas Deus cria situações pelas quais ele terá que ouvir as verdades de Deus.

Filho adoece e mãe se disfarce.
Abias, filho de Jeroboão adoeceu, mas ele não podia ir ao profeta, pois sabia ele que seria repreendido, daí tramou o disfarce da sua mulher. A manobra humana não desvia a atenção divina, não adiantou usar daquela maneira para enganar o homem de Deus, a doença do seu filho foi à oportunidade para que ele ouvisse as verdades que precisava ouvir.

O profeta Aías já era velho e cego, porém a sua visão espiritual estava perfeita, o corpo pode estar fragilizado, porém o homem interior se renova. “Portanto, não desanimemos! Ainda que o nosso exterior esteja desgastando, o nosso interior está em plena renovação dia após dia” (2 Co 4:16). “Portanto, assim indaga o SENHOR: “Sou Eu apenas Deus de perto? Não Sou também Deus de longe? Pode alguém esconder-se em esconderijos sem que Eu o observe?”(Jr 23:23-24). Não adianta Deus conhece todas as coisas (Mc 4:22; Lc 8:17; 12:2).

Não adianta fugir de Deus, a mulher de Jeroboão ao chegar à casa do profeta ele conheceu a falsidade da mulher de Jeroboão antes dela fazer o seu pedido, ao bater a porta, disse-lhe o profeta: Entra mulher de Jeroboão. Muitas vezes os mais velhos são desprezados no meio do povo de Deus, embora e velhice não signifique falta de espiritualidade, a visão espiritual do profeta estava perfeita. “Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre o seu filho, que está doente. Assim e assim lhe falarás, porque fingirá ser outra” (I Rs 14:4-6). Após ele ouvir as duras mensagens vindas da parte de Deus e a pior consequência foi o sue filho morrer (I Rs 14:12). Ninguém engana a Deus, ele ainda é o mesmo, jamais se disfarce, ou mesmo imite alguém, seja o que você é.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto