ESBOÇO 972
TEMA: RECONSTRUINDO AMIZADES
“Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim” (Fm
11).
Umas das
tarefas mais difícil é reconstruir uma amizade, principalmente quando uma
ferida ou mágoa está guardada no coração. O texto escolhido nos trás uma grande
lição de vida, embora seja um assunto pouco apreciado nos púlpitos das igrejas
cristãs, no entanto ele nos tás uma grande lição para a atualidade. É muito
natural pronunciarmos palavras a respeito de alguém dizendo: Há! Fulano de tal
é inútil, é irrecuperável, perdeu a confiança, é a vergonha da família e da sociedade,
este não tem mais jeito, no entanto não devemos pensar assim, não tenhamos essa
visão em relação às pessoas que cometeram alguns deslizes na vida. Será que
existe alguma maneira para recuperar alguém que esteja dentro desse contexto?
Será que quem comete um delito não merece uma chance ou uma nova oportunidade?
Será que não devemos ajudar ou fazer alguma coisa por alguém que julgamos ser
irrecuperável? Leia então, a carta de Paulo a Filemom e veja a sua atitude em
relação a Onésimo um ex-escravo de Filemôm.
Autor da carta miniatura:
Paulo.
Data 60dC;
Dirigida a Filemom, dono de
escravos em Colossos;
Onésimo: Um escravo fugitivo
de Filemom que Paulo encontrou em Roma na prisão, Onésimo se converteu ao
evangelho.
A epístola a Filemom é
tipicamente paulina em miniatura, nela não há nenhuma secção doutrinária, porém,
nela se trata de uma missiva pessoal e inteiramente prática. O personagem central
da carta é Onésimo, ela foi dirigida ao Senhor Filemom discípulo de Paulo em Colosso.
O escravo fugitivo “Onésimo” que provavelmente havia fugido do seu senhor por tê-lo
furtado, após ele cometer esse erro foi para a metrópole de Roma, e lá
encontrou Paulo preso, e seja como for, na própria prisão, nesse encontro de Paulo
e Onésimo resultou na sua conversão a Cristo, daí em diante ocorreu uma grande
transformação na vida de Onésino, de maneira que sendo inútil, passou a ser
útil, pois o novo nascimento, uma nova vida e uma regeneração são frutos do
evangelho na vida de quem se converte a Cristo (Jo 3:1-8; II Co 5:17; Isa
43:18,19). Nessa carta Paulo usou a sabedoria e vários argumentos para depois
tratar sobre Onésimo.
O propósito da carta.
Convencer a Filemom a aceitar
de volta a perdoar Onésimo, seu escravo fugitivo, e aceitá-lo, mas não como
escravo e sim como um irmão na fé.
Ações de graça
A sabedoria de Paulo em se
dirigir a Filemom com princípios cristão com ações de graça dizendo: eu agradeço
a Deus lembrando-me sempre de ti nas minhas orações, pois das bosa amizades
jamais esquecemos, mesmo estando distante. Amizade não se faz somente por momento
e sim para toda a vida, sendo lembrado até nas orações (v.4). Na carta ele
demonstra também conhecimento das qualidades de Filemom, eu sei do teu amor e
da fé que tens para com os santos, e a comunhão da tua fé se torne eficiente no
pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo (vs.5, 6). As
qualidades de Filemom diante da igreja eram plausíveis. Sinto-me alegre e confortado
no teu amor, porque o coração dos santos tem sido reanimado por você (v.7).
Pelo que entendemos Paulo preparou bem o coração de Filemom para poder tratar
do assunto. Paulo não usou da sua autoridade para manifestar o seu pedido, pois
o a consideração e respeito são muito mais importantes para conquistar algo de
alguém.
O pedido e intercessão
Paulo apresenta Onésino como
filho espiritual, não houve nenhuma pressão por parte de Paulo porque o amor
entre eles estava em ação. Onésimo seria mais um irmão de Filemom e não escravo,
Paulo tinha Filemom em boa conta, e existia uma esperança de que este faria
tudo quanto lhe era solicitado, e até mais (com o que provavelmente, o apóstolo
deixou implícito o seu desejo que Onésimo fosse emancipado, a fim de que
pudesse servir como ministro do evangelho). (v.21). Onésimo se tornaria muito
útil na obra e seria uma boa companhia para Filemom no ministério. Existem muitas pessoas que não sabem
interceder ou pedir por alguém, essa lição de Paulo deve ser aprendida e,
sobretudo exercitada. Paulo na sua intercessão lhe fez saber, Onésimo fora
gerado nas minhas algema, ou seja, na prisão (v. 10). Usou vários argumentos em
favor de Onésimo, não obstante, conseguiu a reabilitação do escravo.
As pessoas
que cometem delitos devem ter novas oportunidades, embora seja difícil
acreditar que seja possível haver mudanças na vida dessas pessoas, talvez por
falta de conhecimento da carta de Paulo aos Gálatas (Gl 6:1-2). Devemos
incentivar as pessoas exercitarem a misericórdia para com os faltosos e
concedê-los novas oportunidades, se você não faz uso dela pode faltar no
momento que você necessitar (Tg 2:13; Mt 5:7; 18:33,35). Quantos Onésimos espiritualmente falando estão mortos na fé pelos caprichos de homens que não
perdoam, nem os da sua própria casa. No ponto de vista de Filemom era não
recebê-lo, mas, Paulo apresentou a Filemom um novo conceito sobre a situação
daquele escravo. Você é capaz de perdoar aqueles que te prejudicaram? Está ai
um grande exemplo, Deus nos confiou o ministério da reconciliação (2 Co 5:18),
uma barreira foi destruída e construída uma nova ponte de amizade entre Onésimo
e Filemom que certamente lhe perdoou. Amados quantas pontes destruímos, ou
sabemos que foram destruídas entre irmão e não temos a humildade para pelo menos
tentar reconstruir, quantas pessoas foram amigas e se ajudavam e hoje estão
separadas por um frisura na ponte, como podemos apresentar a nossa oferta no
altar se não temos comunhão com o irmão? (Mt 5:23,24; 18:15), corrija isso
enquanto estiveres no caminho com ele (Mt 5:25).
Não descarte pessoas por seus caprichos, elas podem não ser útil hoje,
mas amanha pode ser muito útil. Reconcilie pessoas, sejam pontes e não abismos.
(Filemom 11)
Pr. Elis Clementino
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