ESBOÇO 979 MORRENDO PARA PRODUZIR FRUTOS,


ESBOÇO 979
TEMA: MORRENDO PARA PRODUZIR FRUTOS,
TEXTO: JOÃO 12:24,25.

Jesus fez uma ilustração baseada na natureza para explicar o que ele queria dizer no versículo anterior em (Jo 12:23). Uma semente vive, floresce e produz frutos em abundância quando ela for lançada no solo e morrer, senão ficará ela só. Foi isso o que aconteceu à vida de Jesus (Jo 12:25). Aquele que vive egoisticamente, e assim preserva a sua vida para si mesmo, não pode produzir qualquer beneficio, porquanto é uma semente que jamais foi plantada. Naturalmente Jesus salienta o auto-sacrifício como uma espécie de plantio do próprio “eu”, bem como uma forma de morte do “eu”. Esse é um princípio básico para o cristão que quer ter uma vida verdadeiramente produtiva. Jesus proferiu essas palavras em forma solene, e essa lição deve ser aplicada a nós mesmos.

Objetivo Geral
Produção espiritual, (frutos) o grão do trigo ilustrado por Jesus refere-se ao mistério da vida.
Produção material (o que se produz na vida) refere-se à vida humana.

1. O grão do trigo (Mistério da vida)
1. Destruição (morte)
2. Germinação (vida)
3. Árvore ou planta (existência)
4. Florescência (flores ou preparação para os frutos).
5. Frutificação e multiplicação (frutos)
Toda semente seca e morre, depois germina e em seguida produz frutos. (morrendo para produzir)

2. Qual o sentido da vida?
1. Vivê-la por intermédio de Cristo. (Gl 2:20)
2. Dedicar o amor ao próximo. (Jo 15:12,13)
3. Produzir frutos. (Jo 15:16)
4. Vivê-la com disciplina. ( Hb 12:11)
5. Preservar a sua vida para si mesmo. “auto-preservação é a lei da autodestruição”. (Jo 12:25a)
6. Quem, neste mundo, aborrece a sua vida. (Jo 12:25b). Aborrecer a própria vida, aqui, significa a atitude de valorizar os interesses celestiais e espirituais muito acima dos desta terra.

Os seguidores de Cristo dão pouca importância aos prazeres, filosofias, sucessos, valores, alvos ou métodos do mundo (Fil 1:21; 3:7,8; At 20:24). Os tais obterão a “vida eterna”, pois não existe nada tão precioso neste mundo que eles não deixem por amor ao Senhor. (Mt 16:25)
7. Egoísmo “eu” Visa seus próprios interesses. (Jo 12:25; Mt 19:21,22). Essa semente não foi sepultada no solo (Ela tão somente caiu na terra (Lc 8:6). Não produziu frutos, não morreu porque, ficou só.
8. Vida inútil. (Não pôde ser útil a ninguém, por causa do Ego).

4. Alcançando a vida eterna através dos frutos.
1. Do amar a Deus sobre todas as coisas. (Mt 10:37).
2. Do viver pela fé. (Hb 11:1)
3. Da autonegação. (Negar-se a si mesmo).
4. Do serviço cristão (Hb 6:10)

A vida não consiste apenas em produzir frutos espirituais, mas, produzir frutos materiais, contudo devemos ser sábio e sepultar a semente no solo, para que possamos produzir frutos. Pois “Quem ama sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.” (Jo 12:25). Quando morremos espiritualmente para o mundo vivemos para Deus e conseqüentemente produzimos muitos frutos. A vida humana não é diferente ela só terá sentido a partir do momento que o homem produzir alguma coisa.

Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto