ESBOÇO 980 CONHECENDO A ARVORE PELO FRUTOS


ESBOÇO 980
TEMA: CONHECENDO A ARVORE PELOS FRUTOS.
TEXTO: MATEUS 7:16; LC  6:44

Existem várias maneiras de identificar algo se real ou não, sejam concernentes aos minerais, vegetais, animais e seres humanos. Tudo o que existe tem as suas características próprias que permitem se identificadas por elas se são boas ou más, no entanto entre todas elas a mais difícil de entender é o ser humano. É sobre ele que irei falar sobre os seus frutos em um breve comentário.

O que há no coração
É possível o ser humano esconder algo que está no seu coração, ninguém sabe o que há dentro dele a não ser o próprio; “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17:9). Vejam o quanto é interessante o que Jesus falou “Não entendeis ainda que tudo o que entra pela boca desce para o estômago, e mais tarde é lançado no esgoto? Entretanto, as coisas que saem da boca vêm do coração e são essas que tornam uma pessoa impura. Porque do coração é que procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades, roubos, falsos testemunhos, calúnias blasfêmias...” (Mt 15:17-19). O nosso modo de vida depende do coração, pois dele há as saídas da vida (Pv 4:23), o seu coração determina a vida. Acho esse provérbio muito importante, portanto ao homem cabe controlar seus sentimentos e as suas vontades, pois o pecado começa no seu coração, ele reflete no seu caráter, na sua maneira de falar, você pode até fingir, ou esconder seus pensamentos, mas em determinada ocasião tudo será revelado.

O tempo revela
O tempo também faz a sua parte expondo o que há no coração em determinadas ocasiões, de maneira que se conheça o que realmente havia dentro dele. Uma árvore só se saberá se ela é boa ou má quando começar a produzir frutos (Lc 6:44). Muitas vezes nos deparamos com belas e frondosas árvores, mas nada podemos dizer a seu respeito sem que primeiro prove dos seus frutos na sua própria estação. Há um dito popular que diz: dá tempo ao tempo que ele mostrará o precisamos saber.

Deus conhece o coração
O coração de todos é conhecido, nada há encoberto perante Deus. “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso...” (Jr 17:10); Pode alguém esconder-se em esconderijos sem que Eu o observe? (Jr 23:24); “Não há escuridão nem densas trevas onde os que praticam o mal possam tentar se esconder” (Jó 34:22); Para onde poderia eu fugir do teu Espírito? Para onde poderia correr e escapar da tua presença?”(Sl 139:7); “Revela os mistérios profundos e enigmas ocultos; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita nele em todo o seu resplendor” (Dn 2:22). Deus conhece todas as coisas e pode revelar as ocultas do coração do homem.

Tudo será revelado, nada serão escondidos, os frutos aparecerão, eles apresentarão as suas qualidades. Muitas vezes é questão de tempo para que o homem se revele, quando o indivíduo não revela, Deus entra em ação e passa a revelar o que há dentro do coração do tal indivíduo. A quele que conhece a Deus deve saber que o seu coração é um depósito onde devem ser guardadas as coisas boas, pois elas facilitarão a sua vida. “Se procederes bem, não é certo que serás aceito?” (Gn 4:7). Deus espera justiça da nossa parte, dessa maneira estaremos certo que ele nos aceitará. Nós cristãos devemos produzir bons frutos e todos se alimentem dele, não devemos esquecer que somos luz e o sal da terra (Mt 5:13-15). Produzam bons frutos!

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto