ESBOÇO 985
TEMA: A RAZÃO E A FÉ.
TEXTO: I Co 2:14-16; Hb 11:1-6; I Ts 5:21

Vivemos em um momento difícil no mundo inteiro, contudo precisamos entender que cada coisa no seu lugar, tanto concernente as coisas, quanto as pertinentes a nós homens. Sabemos que é necessário fazer uso da fé, mas também a razão, no meu ponto de vista elas não se atropelam, ambas foram geradas de uma mesma fonte a “divina”, mas cada uma a sua peculiaridade.

A razão
Ela é a faculdade de raciocinar, compreender, aprender, ponderar, julgar; a inteligencia do ser humano. A razão nos permite fazer julgamentos das nossas atitudes e compreendermos quando é necessário o uso da fé, a razão e a fé, mesmo sendo diferentes atuam em harmonia, muitas pessoas religiosas usam a fé de maneira inconsequente, e isso tem causado muitos problemas tanto para ele, quanto para as outras pessoas e a igreja da qual ele faz parte. Eu vi um vídeo de um pastor fazendo a sua pregação com uma serpente com alta dose de toxina, ou seja, veneno letal, e durante a pregação ela o picou e ele morreu, exemplo de uma fé sem a razão “Não tentaras o Senhor teu Deus” (Dt 6:16; Mt 4:7), significa que não devemos provar Deus dessa maneira. Há momentos que Deus atua a nosso favor em uma muito precisa (At 23:11) ninguém mais foi picado senão Paulo e nada aconteceu porque Deus agiu. A razão de Paulo estava funcionando de maneira precisa, ou seja, ele sabia o que estava fazendo.

O que é a fé?
No sentido puramente bíblico ela é descrita com muita propriedade em um texto na carta aos hebreus (Hb 11.1). A fé na sua essência vai além da razão, não há a capacidade humana para explicar o que e a fé, se há coisas que vimos e a palpamos para provar não precisamos ter fé. A nossa fé está concatenada ao sobrenatural, sem ela é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). O indivíduo pode ter a razão, mas não ter fé, no entanto outros têm fé, mas também faz uso da razão, a fé sem a razão é cega, isso observamos a todo o momento pessoas com a fé desmedida, espiritualizando tudo, portanto isso é muito perigoso, porque pode comprometer a sua própria fé.

Quando nos aproximamos de Deus primeiro funcionou a razão, por ela vem o conhecimento do pecado, ou seja, você pensa, em seguida a fé é gerada pela palavra, “a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus” (Rm 10:17). Quem conhece a Deus e tem um perfeito relacionamento com ele sabe em parte como a fé funciona. Os milagres acontecem inexplicavelmente a través da fé, eu tenho testemunho pessoal de curas por meio da minha fé, mas isso não significa que somos imunes as doenças e os perigos da vida, podemos até por permissão divina sermos atropelados por alguma enfermidade, contudo a minha fé não será abalada, ir ao médico não significa menos ou nenhuma  fé. Há uma frase de Jesus para expressar uma verdade espiritual, ele disse os são não precisa de médicos e sim os doente (Mc 2:17), ele sabia que uma prática comum os doentes procurarem os médicos, cada um deve fazer a sua parte, se não usarmos a razão estamos fadados sofreremos as consequências.

As consequências de uma fé sem a razão
A fé sem razão pode trazer muitos detrimentos tanto materiais como espirituais, messe mundo já vi muitas coisas desagradáveis em relação a religiosos que fazem uso da fé de maneira descabida. O fanatismo e o radicalismo religioso é um perigo. Aproximadamente 50 anos atrás, certo médico disse a um amigo meu; a sua esposa não pode ter filhos, se tiver ela morre, mas ele resolveu não dá importância o que disse aquele médico dizendo que tinha fé e que tudo seria normal porque o homem de nada sabia, porém a sua esposa engravidou e ele animado disse que tudo iria dar certo, porque estava fazendo uso da fé, aos nove meses realmente aconteceu como disse aquele médico, e agora? Ele foi advertido. Aquilo que o homem pode fazer Deus permite que ele faça, ele desobedeceu à ciência e pagou o preço. Deus não esta a disposição do meu querer, mas a dele, Deus pode até usar alguém para nos alertar e muitas vezes não damos ouvidos porque achamos que a nossa fé resolve tudo.

                Amados, devemos ter cuidado, a fé com a razão tem melhores resultados, ponderar bem e fazer uso da razão não é pecado, se fizermos uso da fé, que a razão não seja desprezada. Uma fé sensata, segura é boa, até mesmo em relação ao dom de profecia o crente precisa ter discernimento, aquele que está sendo usado por Deus através desse dom sabe o que está proclamando, isso significa não perder a razão, o profeta pode não ter conhecimento da necessidade daquele que está sendo dirigida a mensagem ai somente Deus. Deus não é obrigado a aprovar o que eu faço ou o que digo fazendo uso da fé, mas Jesus disse: “se tiveres fé como um grão do mostarda diz a amoreira arranca-te e transporta-te no mar e ela te obedecerá” (Mt 17:20; Lc 17:6).  Por menor que seja a nossa fé, ela tem a capacidade de crescer e alcançar patamares maiores na presença de Deus, onde os milagres acontecem. A fé pode tornar-lhe vencedor em grandes batalhas.

 Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto