ESBOÇO 984 QUEM É O PRÓXIMO?


ESBOÇO 984
TEMA: QUEM É O PRÓXIMO?
TEXTO: “E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?. E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?” Lucas 10:25-29

Esse doutor da lei interrogou Jesus a respeito do que ele devia fazer para entrar na vida eterna, logo após ouvi-lo Jesus expôs alguns mandamentos para que ele praticasse e logo após ele ouvir as palavras de Jesus ele o indagou: “quem é o meu próximo?” imediatamente Jesus expôs uma parábola para mostrar-lhe que era o próximo, nessa parábola Jesus ilustra o uso da compaixão que deve ser praticada na nossa vida diária, independentemente de raça, cor, etnia, religiosidade e etc.

Na parábola Jesus apresenta quatro personagens, dois deles eram religiosos e de destaque na sociedade, ambos com idéias e funções diferentes, um era sacerdote e o outro levita, eles tinham o dever de cumprir a lei mosaica, havia também um samaritano e um viajante que fora assaltado.  O viajante que fora assaltado estava caído e meio morto, por ele passou o sacerdote e fez de conta que não o viu, passou também o levita e fez o mesmo, mas em seguida vem passando um samaritano, este pertência a um pequeno grupo étnico-religioso, porém não era sacerdote e nem levita, no entanto ele olha para o homem caído e se compadece dele, passa azeite nas suas feridas, o envolve em uma vestimenta ou uma capa e o pôe na sua cavalgadura, ou seja, o seu cavalo, e o conduziu até uma estalagem para ser cuidado, para ele não importava as despesas, ou seja, por uma vida não importam os valores que sejam gastos por ela, e se os valores não cobrissem as despesas com o tratamento ele voltaria e pagaria o restante. Para o samaritano o mais importante era a vida, e não os valores monetários. Será que você tem valorizado a vida do próximo mais do que o dinheiro? (Lc 10:37).

Amados, a maior pobreza do ser humano é não enxergar os sofrimentos alheios, as dores dos que sofrem parecem que não nos comove mais, o que se observa é que a apatia, ou seja, a indiferença tomou conta dos corações das pessoas, há muitos que se regozija com os sofrimentos e até a morte de alguém até sendo inimigo como se ele não estivesse sujeito às mesmas coisas. A morte de quem quer que seja nunca deve ser motivo de regozijo e sim de chorar “chorai com os que choram, alegrai-vos com os que se alegram” (Rm 12:15), principalmente aqueles que dizem conhecer os mandamentos divinos.

Há muitas razões pelas quais vem o esfriamento do amor ao próximo, a iniquidade, o amor as riquezas, a ganancia por dinheiro e pelo poder, esses são sinais dos últimos tempos (Mt 24:10-12). Jamais se ufane das desgraças alheias mesmo que seja teu inimigo (Pv 24:17), não importa aquilo que o indivíduo tenha praticado ou deixou de praticar faça o bem. Jesus volta a perguntar ao doutor da lei “Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira” (Lc 10:36,37). No mundo atual precisamos de mais SAMARITANO do que religiosos, sejamos solícitos para com o próximo, seja um bom samaritano.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto