A GRANDE TEMPESTADE.

 

ESBOÇO 1036

TEMA: A GRANDE TEMPESTADE.

TEXTO: E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia... Marcos 4:35-41

Tempestade é um estado climático promovido por ventos muito fortes, podendo acontecer em terra seca como conhecido como tornado, também pode haver tempestades de areia, neve, muitas vezes pode vir acompanhado com chuvas e causar grandes estragos, quando acontece no mar põem em perigo as pequenas embarcações. No texto entendemos como aconteceu no mar quando os discípulos navegavam. Mas nesse comentário não desejo simplesmente de tempestade, mas sobre um episódio onde Jesus demostrou o seu poder sobre a natureza. Esse acontecimento foi descrito nos três evangelhos sinóticos de Marcos, Lucas e Mateus.

Um barco agitado pelos ventos no mar.

Há momentos que não basta ter habilidade para superar momentos críticos que acontecem em nossas vidas. Parecia ser mais uma simples travessia no mar que os discípulos faziam naquela tardinha, havia outros barquinhos, mas havia um com os discípulos e nele Jesus estava, no entanto ele estava cansado e sobre uma almofada dormiu na popa do barco. A tempestade causou  nos discípulos agonia e pavor da morte, talvez os discípulos jamais tivessem experimentado acontecimento semelhante, os ventos sopravam os barcos, mas em um deles Jesus repousava na popa, o que já enchia de água e todos estavam em perigo. Os discípulos não viam outra saída senão avisar o mestre que dormia tranquilamente. É importante saber que Jesus sabia do que estava ocorrendo naquele momento, digo isso por ele ter um dos seus atributos importantes a (Onisciência), o que ele provou em vários momentos sobre a existência desse atributo (Lc 522), mas aquele foi apenas um teste para avaliar o grau de confiança dos discípulos, eles teriam que provar na prática esse grau de confiança, mediante a situação gritaram os discípulos! Mestre acorda! Não vês que estamos perecendo e o barco se enche de água?

Jesus reprende o mar e os ventos.

Levantando-se do repouso repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou e houve grande bonança. Em muitas ocasiões Jesus provou o seu poder sobre todas as coisas, inclusive sobre a morte, porém isso alimenta a nossa fé de que tudo é possível para ele (Mc 9:23) em qualquer circunstâncias. Diante das tempestades da vida só temos uma saída “JESUS”. Quando gritamos por socorro ele vem nos ajudar apaziguando as tempestades, não importa quão grande sejam as ondas do mar e a sua braveza.

            Os discípulos ficaram tão admirados e espantados gritaram que homem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? Jesus faz-lhe uma pergunta, porque sois tão tímidos? Ainda não tendes f? A timidez é um meio termo e isso não é bom, ou seja, vocês já viram tantos milagres e ainda não creem? A fé nele era indispensável para vencer qualquer obstáculo na vida, os discípulos vivenciaram isso no dia a dia. Amados muitas vezes acontecem coisas em nossas vidas que são verdadeiras tempestades e tsunamis, porém o que vale é que Jesus está conosco no barco da vida, pois estando ele no barco jamais naufragará, essa é a garantia da nossa vitória.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto