O TRIGO E O JOIO

 

ESBOÇO 1041

TEMA: O TRIGO E O JOIO

TEXTO: MATEUS 13:24-30

 Em muitas ocasiões Jesus se expressou através de parábolas as profundas verdades espirituais, através dessas maneiras didáticas ele conseguia fazer com que muitos dos seus ouvintes entendessem qual a sua missão, e o que estava fazendo por todo mundo. Em muitas ocasiões Jesus ensinou aos seus discípulos através de parábolas, mesmo para expressar algumas particularidades (Mt 13:13; Lc 8:10). Desejo destacar nesse mote sobre uma das brilhantes parábolas proferidas por ele, a do trigo e o joio.

O trigo é uma espécie planta cujas sementes se produz a massa do pão, ele foi usado como simbologia daquilo que Deus planta, nessa parábola o trigo é o bem, mas o campo a que Jesus se referia onde era jogada a semente é o mundo, aonde ele nascer o joio também aparece. O joio representa a semente maligna lançada no meio do trigo, o que torna impossível separá-los enquanto crescem, por isso é preciso ter muito cuidado, uma opção dos servos eram arrancar o joio, mas o pai de família disse: não, deixe que eles cresçam juntos e na hora da ceifa irá ser separado, o trigo será usado, mas o joio será queimado no fogo do juízo final. 

Qual a diferença entre o trigo e o joio?

O joio ele tem uma cor verdosa e com rajas mais claras, ele não produz frutos e quando ele seca só há palha, já o trigo ele brota um pendão onde brotam as sementes, o joio é inidentificável porque suas folhas se esparram e perde a sua aparência e forma inicial. Se tentar tirá-lo do meio do trigo certamente afetará o trigo, por essa razão é necessário aguardar que cresçam juntos até a hora da ceifa.

A hora da ceifa.

Ela está chegando, o ceifeiro esta as portas, igual modo irá haver a separação entre ovelhas e bodes (Mt 25:31-46), essa separação somente será feita no grande julgamento final, os bodes terão o mesmo destino do joio, mas as ovelhas provarão das águas tranquilas e pastos verdejantes e o trigo para o celeiro divino (Mt 13:24-30). Muitas vezes queremos agir por nossa própria conta, como queriam os servos arrancar o joio, mas é preciso ter calma e esperar até que o trigo amadureça para poder fazer a colheita e a separação.

O ceifeiro está chegando.

Quando ele vier colherá o trigo e levará para o seu celeiro, embora não podemos identificar muitas vezes quem é trigo e quem é joio, mas o Senhor da seara ele sabe muito bem quem é trigo e quem é joio. Na vinda do Senhor, um será tomado e outro será deixado, esse texto de (Mt 24:40-42) se refere ao arrebatamento da igreja, aqui já começa, quem vai e quem fica, mas no final haverá o julgamento e separação definitiva.

Os textos tratam de separação, por isso devemos está firmes vivendo como trigo e não como joio, o joio tem causado muitos danos à igreja do Senhor, porém duas perguntas eu lhes faço: você é trigo ou joio? Você é bode ou ovelha? Ainda há tempo para mudar e ser ovelha e trigo. Irmãos não é possível conciliar vivendo como joio e trigo ao mesmo tempo, ou como bodes no meio das ovelhas, porque eu digo isso? Quando o ceifeiro vier ele fará uma separação, aqui no mundo o Senhor fará isso na sua vinda, mas enquanto somos igreja temos que decidir como queremos viver, se como ovelhas ou como trigo, pois o Senhor está às portas. Lembrai-vos também de uma grande parábola das dez virgens que acompanhavam o cortejo nupcial, todas se vestiam iguais, todas esperavam o noivo, mas nem todas estavam preparadas e a decepção foi na entrada das bodas de casamento (Mt 25:1-46). O dia e nem a hora se sabe quando virá noivo, prepara-te!

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto