O HOMEM FORA DO SEU LUGAR.

 

ESBOÇO 1040

TEMA: O HOMEM FORA DO SEU LUGAR.

TEXTO: Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lugar. Provérbios 27:8

Tudo nesse mundo tem o seu lugar certo para estar ou viver, qualquer coisa fora do lugar não é bom, no entanto nada é tão ruim do que o indivíduo fora do seu lugar e sem direção. Às vezes isso possa acontecer na vida de muitas pessoas. É sobre isso e sem muitos pormenores que pretendo falar nesse assunto, principalmente no âmbito espiritual.

Fora do lugar

Esse é uma expressão figurativa “ave fora do ninho”, assim é o homem fora do seu lugar e vagueando, fora do ninho ou perambulando sem paradeiro, isso pode acontecer em todos os sentidos da vida. Ouvimos muito uma frase, o fulano está perdido, se referindo há alguém que está com a mente vaga e sem definição do que realmente ele queira. Jesus usou uma expressão muito apropriada “Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Jesus lhe respondeu: As raposas têm suas tocas e as aves do céu tem seus ninhos, mas o filho do homem não tem onde repousar a cabeça” (Mt 8:19-20). Não que Jesus estivesse perdido, mas era um sentido figurado, Jesus teria que cumprir a sua missão durante o seu ministério percorrendo a terra e não podia parar, pois a sua morada não era neste mundo.

Estado de vulnerabilidade.

Uma ave fora do lugar está vulnerável a se tornar uma presa fácil para seus predadores, ela está desamparada e desprovida de um norte. No sentido espiritual podem acontecer às mesmas coisas com o ser humano, o maior exemplo é o homem sem Deus, pois não há nada pior do que o homem está desencontrado consigo mesmo, ou seja, sem direção. (Is 16:2; Gn 4:16; Gn 16:6-8; I Sm 22:5; I Rs 19:9; Ne 6:11-13; Jó 39:14-16; Pv 21:16; 26:2; Jn 1:3; 1: 10-17; I Co 7:20; Jd 1:13), exemplos de pessoas que e, algum momento entraram por caminhos da indecisão e fora do seu lugar estando totalmente desprotegida.

As pessoas sem um lugar definido estão vulneráveis sujeitas a sofrerem algum dano pessoal ou material, elas se tornam como um barco sem leme e sem velas soprados pelos ventos e levados pelas ondas. Nada pior do que não ter uma direção ou um destino certo. As embarcações têm as âncoras e bússolas, onde param descem a âncora e de lá não sai e as bussolas farão com que as embarcações não percam a direção.

O homem pode está fora do seu lugar, não somente quando se muda de um lugar para outro, mas em outros sentidos ele pode está sim, vaguear fora do lugar é um sentido figurado sobre a realidade espiritual de um povo ou pessoas. Nos textos citados anteriormente entendemos também que se tratava de uma situação espiritual diante de Deus, embora literalmente em alguns casos pessoas houvessem estado fora da sua terra natal o que é normal na vida de muitas pessoas. Vagar fora do lugar também significa sem direção, ou algo que ele não esteja acostumado a fazer, sem abrigo entre outros.

Amados, devemos ter cuidado para não nos tornarmos presa fácil do nosso arqui-inimigo espiritual, se para preservarmos a vida física precisamos ter cuidado, muito mais a espiritual. Há muitos cristãos que estão vagando fora do ninho, não me refiro há algumas entidades que você faça parte, mas diante de Deus quando ele não obedece as suas leis para a conservação da sua vida espiritual e também a física. Muitos têm abandonado a Deus e vive espiritualmente perambulando sem direção, a nossa bússola é a palavra de Deus. Se você estiver nessa situação tome a apalavra de Deus e abrigue-se rapidamente debaixo das asas do Onipotente Deus para estares seguros.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto