O ABSOLUTISMO

 

ESBOÇO 1063

TEMA: O ABSOLUTISMO

TEXTOS: NR 11:28; JZ 12:06; MT 21:15.

A intransigência é um dos males que atingiu toda humanidade, a intolerância está presente em todos os lugares e em todos os seguimentos da sociedade, muito mais no mundo religioso. É sobre isso que quero abordar neste assunto.

“Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes.” pt.wikipedia.org. A intolerância é brutal e perigosa.

Nas escrituras há alguns exemplos que podem ser destacados entre Moisés e Josué quando homens profetizavam fora do arraial (Nr 11:28,29); Outro episódio foi quando os geliaditas tomaram os vaus que conduziam a Efraim, e quando os fugitivos de Efraim diziam: Quero passar; então os homens de Geliade lhes perguntavam; és tu efraimita? Porém eles diziam não, então diziam... (Jz 12:6). Nos dias de Jesus Cristo muitas pessoas se aproximavam dele no templo, e ao ver os milagres acontecerem por intermédio dele observaram as crianças gritando dizendo Hosana ao filho de Deus, os escribas e fariseus ficaram indignados (Mt 21:15). A intolerância gera exclusividade, ciúmes, descriminação, murmuração e perseguição.

OS EXCLUSIVISTAS.

Em todo tempo houve a descriminação em todos os aspectos da vida do ser humano. (1) No Egito os egípcios não comiam com os hebreus, se alimentavam totalmente separados por ser abominação ao Senhor. (Gn 43:32); (2) A mulher samaritana, disse: como é que me pedes de beber sendo eu mulher samaritana? (Jo 4:9); (3) Pedro na visão que Deus lhe deu sobre a casa de Cornélio: Mas vós bem sabes que não é lícito a um judeu se ajuntar-se , ou chegar-se a um estrangeiro (At 10:28).

CIÚMES.

(1) Josué foi intolerante ao saber que Eldade e Medade estavam profetizando fora do Arraial, ele pedio que Moisés os proibissem (Nr 11:26); (2) O discípulo de Jesus chamado João, lhe disse: Mestre nós vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lhe proibimos porque não nos segue.  (Mc 9:38-40); (3) Trouxeram as crianças para que tocassem em Jesus, mas os discípulos as repreendiam porque a intolerância leva a excluir pessoas e tornar outras exclusivas (Mc 10:13-16); (4) Os discípulos de João disseram: Aquele homem que estivesse com ele além do Jordão, e desse testemunho dele, ele está batizando e o povo o segue (Jo 3.26,27).

DISCRIMINAÇÃO, PERSEGUIÇÃO E MORTE.

A intolerância é tão perigosa que pode induzir as pessoas a matarem (Gn 4:1-8) por inveja ou não pensarem iguais a elas. (1) Jesus foi descriminado, só porque ele ia para Jerusalém e não quiseram hospedá-lo na pousada porque era judeu (Lc 9:53): (2) Jesus não podia passar por Samaria (Jo 4:4): (3) Houve uma grande murmuração contra Jesus, inclusive os discípulos por ele ter se hospedado em casa de pecador. (Zaqueu) (Lc 19:7): (4) Uma pobre, mulher enferma tentou se aproximar de Jesus para receber uma cura de uma enfermidade que sofria há 12 amos, os seguidores do mestre não a deixavam se aproximar dele, porque tinham um sentimento de exclusividade e superioridade, tipo de blindagem, somente eles podiam julgar quem podia ou não se aproximar do mestre (Mt 9:20): (5) Uma mulher Cananéia se aproximou de Jesus, rogando-lhe uma cura para sua filha que estava miseravelmente endemoninhada. Os discípulos rogavam-lhe que ele despedisse a mulher que vinha gritando (Mt 15:23): (6) Os discípulos de Jesus vendo um cego de nascença, perguntou: Quem pecou ele ou os seus pais para que nascesse cego? (Jo 9:1-3): (7) Paulo era intolerante para com os cristãos. As pessoas intolerantes são perseguidoras, Paulo perante o rei Agripa, relatou o quanto perseguia os crentes, pois ele tinha autoridade para impedir o crescimento do evangelho de Cristo (At 26:11). No ato da sua conversão Jesus declarou-lhe a quem ele perseguia “Eu sou Jesus, a quem tu persegues.” (At 9:4,5). Estevão foi apedrejado até a morte (At 7:54).

Aqueles que rejeitados pela nossa intolerância, poderão se tornar instrumentos nas mãos de Deus, veja que belos exemplos: (1) Raabe foi uma prostituta que morava em cima do muro de Jericó, ela foi poupada por abrigar os espias de Josué em sua casa (Js 6:7); O escritor aos hebreus fala que Raabe foi justificada por essa ação (Hb 11:31). Tiago no seu livro ele disse que a meretriz Raabe foi justificada pela fé em Deus (Tg 2.25), ela fez parte da árvore genealógica de Jesus (Mt 1:5); (2) Jó relatou que até o seu hálito era intolerável a sua própria mulher e os seus próprios irmãos o repugnavam (Jó 19:17); (3) Os quatro leprosos que estavam afastados da cidade por causa da sua enfermidade totalmente excluído da sociedade, Deus os usou poderosamente para salvar Samaria da fome (2 Rs 7:3); (4) A mulher samaritana no poço de Jacó. Jesus conhecia a situação da mulher, mesmo tendo cinco maridos e o que tinha não era dela, mesmo assim ela não foi desprezada por Jesus e resultou em levar muitas pessoas ao conhecimento de que Jesus era o salvador do mundo. Diziam eles a mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo (Jo 4:42); (5) A mulher que foi apanhada em ato de adultério e a trouxeram a presença de Jesus, para que fosse feito conforme a lei de Moises (Lv 20:10; Dt 13:9). Ser morta a pedradas, a intolerância não permite que se tenha um espírito perdoador. A pobre mulher ficou em pé no meio do grupo que a acusava, cada um com uma pedra na mão, e queriam ouvir o que Jesus dizia. A palavra de Jesus após escrever no chão foi: Aquele que dentre vós não tiver pecado atire a primeira pedra (Jo 8: 4,5,7), ele se dirige a mulher e lhe faz a seguinte indagação: onde estão os teus acusadores, ninguém te condenou? Nem eu te condeno, vá em paz e não peques mais. (Jo 8: 11), o importante que esse mulher certo dia lhe adorou.

Os intolerantes não têm o espírito perdoador.

1. Os discípulos perguntaram a Jesus, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus responde setenta vezes sete (Mt 18:21,22): (2) O credor incompassível, um homem devia dez mil talentos, e não tendo com que pagar, teria que pagar com os filhos que seriam vendidos para pagar a dívida, implorando ele disse: Senhor ser generoso para comigo e tudo te pagarei, então o senhor daquele servo perdoou a sua dívida (Mt 18:23 – 27), mas, aquele servo perdoado encontrou um dos seus conservo que também lhe devia cem denários, lançando mão dele sufocava-o e dizia me paga o que deve, ele não agiu da mesma forma que fora tratado pelo seu senhor, antes foi encerrá-lo na prisão até que saldasse a dívida. Seu senhor sabendo disso o chamou e cobrou tudo o que ele devia. (Mt 18: 28-34). Assim fará o meu pai celeste, se não perdoardes a cada um as suas ofensas. (Mt 18:35).

Devemos ter muito cuidado para que a intolerância não encontre guarida em nossos corações, a intolerância, ciúme, exclusão, descriminação, perseguição, crítica, murmuração, exclusivismo sejam banidos dos nossos corações. Deus quer que tenhamos um coração perdoador e cheio de justiça divina e aprender a conviver com as diferenças, principalmente para com os faltosos dento da igreja, Paulo escrevendo aos gálatas disse: Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais encaminhais o tal com espírito de mansidão olhando por ti mesmo para que também não sejais tentados (Gl 6:1; Cl 2:8; 1 Tim 4:16). Irmãos, tenham cuidado com a intolerância.

Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto