A FORÇA HUMANA NÃO É TUDO.

 

ESBOÇO 1067

TEMA: A FORÇA HUMANA NÃO É TUDO.

TEXTO: ZACARIAS 4:6

Geralmente as pessoas de porte físicos fortes e com muita força nos dá a impressão que eles vencerão tudo pela força física. Na antiguidade se pensava mais na força do que na capacidade mental do indivíduo, mas aos poucos essa ideia foi sendo descartada e visto que a força física não é tudo e sim a habilidade. Há muitas coisas que não serão resolvidas por mais força que o indivíduo tenha, pois a força física somente terá efeito em determinadas situações e se for usada no momento e na hora certa, embora a força física também não possa ser dispensada, porque possivelmente chegará o momento que ela será empregada.

A CAPACIDADE FÍSICA.

O Homem pode usar a sua capacidade física para a sua própria defesa ou dos indefesos, Sansão foi narizeu que com a sua força venceu seus inimigos, mas a força que ele possuía era sobrenatural proveniente de Deus, porque ninguém conseguiria vencer seus inimigos como ele venceu (Jz 15), mas depois ele foi preso e humilhado pelos seus algozes (Jz 16), e em seguida levado ao templo e na sua última oportunidade matou mais gente de que quando estava vivo. Ai nota-se um homem em duas situações o valente e invencível e o homem que se tornou um escravo e sem forças, até que Deus restabelecesse as suas forças e destruísse o templo de Dagom (Jz 16:23; 18:31).

Gideão venceu um poderoso exército com 300 homens (Jz 6:15-16), a sua vitória não se deu através da sua exaltação, mas na humilhação diante de Deus, “eu sou o menor da minha família e o mais pobre em Manasses.”

Josafá venceu uma grande batalha, o contingente dos seus inimigos era muito maior de maneira que ele temeu, porém a estratégia para vencer veio do Senhor (2 Cr 20:1-34).

Davi matou urso para defender suas ovelhas (Is 17:37), porém aquela força não seria suficiente para enfrentar o gigante Golias, pois essa luta não seria simplesmente pela sua força, mas a divina (I Sm 17:45). O gigante com dois metros e oitenta e três de altura, ou seja, (6 côvados e um palmo), Davi venceu aquele gigante invencível.

CAPACIDADE ESPIRITUAL

Na peleja espiritual o homem não prevalecerá pela sua força, pois a capacidade e as armas desse combate são bem diferentes e capazes de destruir todas as fortalezas dos inimigos. O Apostolo Paulo declara que as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas (2 Co 10:4,5), na verdade as feitas de metais não trará nenhum resultado nessa peleja. Paulo na sua carta aos cristãos de Éfeso, apresenta como devemos nos defender dos ataques dos nossos inimigos espirituais (Ef 6:10-18), pois é muito importante está fazer uso dessas armas.

Amados, há grande necessidade de nos fortalecer na força do Senhor e não na nossa, pois a nossa força física nada adiantará diante das batalhas. Há situações que a nossa capacidade física nada adianta (1 Sm 2:9). A força de Sansão, a força de Golias, a força de Davi, a força dos reis e imperadores nada significava (Jo 15:5; 19:11). A obra de Deus não é realizada sem o auxilio do Senhor, Zorobabel estava enfrentando um grande desafio, a construção do templo, porém o povo nada entendia do que estava acontecendo, era apenas um prumo que havia em sua mão, mas o Senhor se revelou a ele e mostrou que a construção não seria pela sua força, mas pelo seu Espírito (Zc 4:6). Deus é quem realiza grandes coisas através das nossas mãos, pois na nossa visão podemos achar que ela seja pequena, mas Deus sabe muito bem se utilizar das coisas fracas para confundir as que são (I Co 1:27-29), ele tem a fórmula que ninguém tem, da fraqueza tirar forças (2 Co 12:5-6; Hb 11:34). Não duvidemos do que Deus possa fazer pelas mãos de alguém (Zc 4:10). Jesus disse a Pilatos nenhum poder terias contra mim se não fosse de cima (Jo 19:11); a Paulo o Senhor lhe disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza (2 Co 12:9). Deus dará forças, estratégias e graça para que superemos todos os obstáculos sem que a nossa fé seja abalada.

Pr. Elis Clementino - prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto