ESBOÇO 1066
TEMA: CONHECENDO SEUS LIMITES.
TEXTO: PROVÉBIOS 23:2,10
Tudo nesta vida tem seus limites, e estes foram estabelecidos por Deus. Há também o modo e o tempo para todo o propósito debaixo do céu, assim também as nossas ações e atitudes, no entanto nada acontece aleatoriamente, ou seja, de modo incerto ou imprevisto. Devemos estar atentos aos nossos limites, porque haveremos de responder perante Deus que estabeleceu limites para todas as finalidades. Justamente desejo falar sobre os limites impostos por Deus a todo ser humano, principalmente a aqueles que se tornaram discípulo de Jesus Cristo e que pregam o evangelho.
LIMITES.
De uma maneira coloquial eu digo que é uma linha divisória que delimita áreas, mas também essa linha de limitação pode ser imaginária quando não se refere a espaço físico, por exemplo, o comportamento humano. Tudo eu poderia pensar ou realizar, mas tenho que observar os limites impostos sobre mim, por Deus e pelas leis. Tudo demais não é bom, nem é honroso para o homem buscar a sua própria honra, ele será como uma cidade com seus muros derrubados, assim é o homem que não consegue controlar seus limites ou dominar-se. (Pv 25:27-28). O texto fala sobre limites de apetite e de terras, estes devem ser respeitados, mas traço um paralelo para expressar nossos limites em todos os sentidos.
LIDANDO COM O PÚPITO.
Eu tenho observado ultimamente o comportamento de certos obreiros no uso dos púlpitos de muitas igrejas, obreiros que comprovam não conhecer seus limites pela maneira que expõem as suas palavras. Um obreiro deve conhecer bem o ambiente que ele vai se pronunciar e também considerar os demais obreiros que estão a sua retaguarda, principalmente quando se trata de obreiros principiantes, esses obreiros precisam ter conhecimento que pelas suas expressões poderão encerrar ali o seu ministério.
Um obreiro recém-consagrado ao ministério deve saber que ainda não é momento de falar tudo o que deseja, embora o que ele não possa falar agora certamente poderá falar mais adiante quando adquirir maturidade ministerial. Eu tenho visto certos obreiros ainda jovens usando certas expressões para chamar a atenção, não sei se na empolgação, mas ainda não é o momento. Eu ouvi um rapazinho fazendo a sua pregação sobre o relacionamento conjugal, ora! Se ele ainda não é casado qual a experiência que ele tem para ministrar diante de obreiros e alguns deles com até mais de cinquenta anos de vida conjugal? Qual a capacidade que um obreiro novo tem para doutrinar nesse sentido e corrigir a igreja na presença dos seus veteranos pastores? Ele pode até ser cursado em alguma ciência, mas ainda não tem a experiência de vida conjugal. O que eles não podem expressar ensinando agora, mas se continuarem humildes reconhecendo seus limites, amanhã serão grandes doutrinadores, mesmo assim eles devem levar em consideração que para tudo há modo e tempo (Ec 3:1).
Amados, sempre é bom ter em mente que a vida ministerial segue como se você estivesse subindo uma escada, comece do primeiro degrau e não do meio e nem o fim deles. A precipitação tem sido a causa do fracasso de muitos obreiros iniciantes, muitos deles ao iniciarem a sua vida ministerial foram cautelosos no modo de se expressar diante igreja e dos seus lideres, atualmente pela maturidade adquirida já podem, mas a cautela faz parte da sabedoria, não sejam sábios aos vossos próprios olhos (Is 5:21; Rm 12:16). Há muitos pregadores novos que expõem suas mensagens até arrogantes na presença dos obreiros mais antigos e ainda postam na internet, para demonstrar coragem, saiba, porém, que há determinadas coisas que devemos aguardar o tempo. Certo obreiro diante dos obreiros antigos disse tudo o que ele não devia dizer, o povo glorificava com as suas palavras, mas ao terminar o culto o pastor veterano daquela igreja o chamou a parte e lhe disse: Meu querido, você disse coisas verdadeiras, mas que não era para dizer agora, pois irá chegar a hora de você poder falar tudo isso e muito mais, aquele obreiro novo agradeceu o ensinamento, e posteriormente aquele dito obreiro amadureceu e foi um dos maiores doutrinadores da assembleia de Deus que eu conheci, mas tudo tem o seu tempo. Obreiros conheçam seus limites!
Pr. Elis Clementino - prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário